BahiaMeio AmbientereciclagemSustentabilidade

Projetos de incentivo à reciclagem arrecadam mais de 123 toneladas de resíduos na Região Metropolitana de Salvador

As iniciativas desenvolvidas pela Braskem em 2024 beneficiaram mais de 5,5 mil pessoas e promoveram a economia circular e a importância da reciclagem

Mais de 123 toneladas de resíduos foram arrecadadas durante o ano de 2024 pelos projetos So+Ma Vantagens e Plastitroque, patrocinados pela Braskem e realizados em Camaçari, Candeias e Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Além disso, ao longo do ano, 37 edições das Oficinas de Educação Ambiental foram realizadas, despertando em 1.862 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e da Rede SESI Bahia de Educação em Salvador, Camaçari e Candeias o conceito de economia circular e a importância da reciclagem. Ao todo, os três projetos beneficiaram 5.538 pessoas direta e indiretamente.

Um desses beneficiários foi o feirante Ualdo Carneiro Braga, 53 anos, que possui uma barraca na feira de Camaçari. Ele é um dos participantes mais assíduos do programa So+Ma Vantagens, que estimula a prática da reciclagem por meio da entrega de resíduos recicláveis de plástico, alumínio, papel e papelão, que podem ser acumulados por pontos e trocados por alimentos, produtos de higiene e limpeza, cursos, serviços ou doações para ONGs locais.

“Ao mesmo tempo que traz benefícios para nós, ajuda o meio ambiente e muita gente. Eu sempre troco os materiais por sabão líquido, que uso muito na barraca, mas tem muita gente que troca por comida. O que é lixo para algumas pessoas se transforma em alimento para outras e o meio ambiente agradece”, afirma.

Em 2024, a iniciativa foi responsável pela arrecadação de 120,5 toneladas de resíduos. O projeto contribuiu para que 8,5 milhões de litros de água e 328,6 mil KWh de energia elétrica fossem economizados, 1.965 árvores salvas e, com o resgate dos pontos, os participantes economizaram R$ 25,2 mil, de acordo com a startup So+ma.

Outra iniciativa da Braskem que incentiva a reciclagem é o Plastitroque, que em 2024 arrecadou 3,3 toneladas de resíduos plásticos. Com o projeto, o participante pode trocar resíduos plásticos por moedas fictícias chamadas de Plasticoins, que dão direito a converter por alimentos e itens de higiene. No ano passado, as ações foram realizadas em maio e junho, em Candeias; e em setembro, na cidade de Dias d’Ávila. Ao todo, o projeto beneficiou 1.232 pessoas direta e indiretamente; além de distribuir 2,4 toneladas de alimentos e 4.601 produtos diversos. Todo o resíduo arrecadado durante a ação foi destinado para a cooperativa parceira da Braskem no programa, a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), gerando uma renda extra para os cooperados.

Conscientização – Com o objetivo de promover em crianças e jovens atitudes diárias de sustentabilidade, por meio da economia circular e da reciclagem, a Braskem realizou ao longo do ano passado 37 edições das Oficinas de Educação Ambiental com a participação de 1.862 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e da Rede SESI Bahia de Educação em Salvador, Camaçari e Candeias. Por meio de palestras e de atividades lúdicas de perguntas e respostas, foram abordados temas como consumo consciente, destinação adequada de resíduos, reciclagem e o papel do plástico em nossas vidas.

“Nosso objetivo é sempre apoiar projetos que impactam de forma positiva as comunidades próximas às nossas operações, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a transformação social destes lugares”, destaca Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Em Salvador, uma das escolas onde a Oficina de Educação Ambiental ocorreu foi o Colégio Estadual Vitor Soares, no bairro da Ribeira, na Cidade Baixa. “A palestra e as dinâmicas realizadas contribuíram para o aprendizado dos nossos alunos, ampliando a percepção deles sobre a importância desse tema e possibilitando que se tornem multiplicadores com suas famílias”, ressaltou Patrícia Sampaio, professora do projeto de Meio Ambiente e Sustentabilidade do colégio.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Salvamar qualifica guarda-vidas em técnicas de salvamento 

Fulvio Bahia

Ao lado de ministro dos Transportes, Jerônimo participa de entrega do complexo de viadutos na BR-116, em Feira de Santana

admin

Estado prorroga validade do concurso público da Educação para professores e coordenadores pedagógicos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais