CulturaMulherTeatro

Teatro Gamboa recebe mulheres para encontro sobre narrativas femininas

A professora, contadora de histórias e escritora Lucianna Ávila é idealizadora do projeto cultural.

No início do século XX, menos de 10% dos livros publicados no Brasil eram de autoria feminina. Hoje esse número é de cerca de 40%. As mulheres ganharam força na sociedade, nas palavras e também na escrita, dando nome a grandes obras literárias mundo afora. Celebrando o empoderamento feminino e sua potência de expressão, o Teatro Gamboa recebe duas ações encabeçadas por Lucianna: a exposição LITEATRO- Entre papéis e palcos, que reunirá livros e produções da escritora com intuito de apresentar ao público seus processos de criação e produção, passando pela linguagem literária em suas obras e pela linguagem do teatro, nas quais protagonizou espetáculos de contação musicadas de no palco do Gamboa. A mostra poderá ser conferida a partir do dia 15 de janeiro, quando será a abertura, tendo como parte da programação o relançamento e uma roda de conversa sobre seu novo livro Morada.

Além da exposição, está prevista uma oficina de narrativas femininas, a NATIVAS, com mediação da Lucianna Ávila nos dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de janeiro. A autora convida mulheres para participar de dinâmicas, discussões e reflexões sobre o feminino, através de histórias de mulheres, mitos de deusas e das próprias experièncias de vida das participantes. A intenção das oficinas é provocar mulheres a escutarem histórias que inspiram, assim como a contarem e escreverem as suas vivências com um olhar acolhedor e empoderador de si mesmas. “Eu sei como meus sonhos me ajudam a enfrentar os desafios. A ideia é compartilhar a experiência de criar, contar e escrever histórias para que outras mulheres sintam e se conectem com a sua potência”, destaca a escritora.

As oficinas, que vão acontecer sempre em dias de quarta, quinta e sexta, das 9 às 12h, vão fomentar e incentivar a criatividade de mulheres na cena baiana. Histórias de deusas, tarot, cultura, feminilidade, sensibilidade e força serão abordadas pela mediadora. “É um encontro com a ancestralidade a partir de contos sobre mulheres do passado e do presente, estimulando a compreensão de sua própria ‘Jornada da Heroína’”, explica. Inscrições através do link.

Lucianna Ávila é professora, contadora de histórias e escritora. Pedagoga, especialista em psicopedagogia, ludicidade e desenvolvimento criativo de pessoas, literatura infantil e juvenil. Além de ser mestranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) é autora de “O voo da Xica”, “Semente de Enchente”, “Domingos da Luz” e ”Morada”.

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Julia Sanches/ Arquivo Teatro Gamboa

Related posts

Confira a programação completa do 4º dia do São João da Bahia

Fulvio Bahia

Distribuição de absorventes beneficiará 24 milhões de mulheres

Fulvio Bahia

Independência do Brasil na Bahia entra em cena no “Uma Quarta de FreePelô”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais