Obra do pesquisador da UNEB carrega memória íntima do autor
Com uma análise sensível sobre o bullying e a LGBTfobia, a animação do livro Ravi, o ursinho arco-íris ganhou mais uma tradução. Agora, a obra tem versão para o inglês. Escrito pelo professor e pesquisador da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Nilton Milanez, a história traz a vivência de Ravi, um ursinho que sofre preconceito na escola após declarar seu sentimento pelo colega Pinguim.
O livro infantil traz consigo também memórias do próprio autor, que foi vítima de homofobia quando criança. No auge da Ditadura Militar no país, Nilton Milanez vivia a repressão velada em casa e a expressão violenta do preconceito na escola. “Um menino que estudou comigo me perseguia. Um dia, ele parou na minha frente, puxou com uma mãozada todos os livros que estavam em minha mão e deu um soco de punho fechado no meu estômago”, narra o adulto ainda com a lembrança da violência permeada pelo silenciamento dos adultos. “Aquelas crianças, hoje adultas, viam em mim o sexo, não a pessoa que eu era. Em casa, ninguém dizia nada também, porque eram coagidos a não tocar no assunto. Silenciavam porque essa era a lei das interdições militares”, relembra o autor.
Ravi, o ursinho arco-íris é uma leitura para crianças, mas que convida também os adultos a refletirem sobre sexualidade e o respeito a todas as formas de amor. É um livro que convida para um olhar gentil sobre as diferenças, convoca para o exercício da empatia e de maior entendimento sobre o significado amplo da palavra AMOR. “É uma leitura que pode ajudar pessoas de todas as idades a entenderem a si mesmas e abraçar suas inseguranças” define Iris Lapa, sobrinha do autor e mãe de Fernando, que narrou o áudio book para o inglês.
Durante as gravações, o pré-adolescente de 11 anos, que hoje mora com os pais na Inglaterra, presenciou na escola um episódio semelhante ao enfrentado por Ravi, Nilton e tantas outras crianças. Fernando chegou abalado da escola por ter visto um de seus colegas ser chamado de “gay” por outro estudante. E teve em casa abertura para compartilhar a situação com a mãe. “Ele chegou frustrado com a cena que tinha visto. Demonstrou não entender o motivo de tanto incômodo já que, mesmo que o menino fosse homossexual, não havia problema algum. Afinal, toda forma de amar é válida”, declara Íris Lapa, mãe do jovem narrador e sobrinha do escritor Nilton Milanez.
No Brasil, na Inglaterra e em boa parte do mundo, a mensagem contra a homofobia é ainda necessária. “Por isso, o meu desejo de disponibilizar o áudio livro em vários idiomas. Ainda temos um número reduzido de obras literárias sobre esta temática e enfrentamos muita resistência para falar sobre este assunto”, reitera Milanez. Ravi, o ursinho arco-íris está disponível para venda no site da Estante Virtual e no instagram do autor.
Quem é Nilton Milanez?
Nilton Milanez nasceu em Itatiba, São Paulo. É tradutor, escritor e pesquisador na área de sexualidades. Mora em Salvador e é professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Viveu em Londres, quando jovem e, em outras ocasiões, em Paris: no período de seu pós-doutorado em Discurso, Corpo, Cinema, na Sorbonne Nouvelle, e no estágio pós-doutoral em Psicanálise, na Paris VIII. Com pós-doutorado também em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia, dedica-se atualmente à literatura LGBTQIAPN+ para adultos e para as infâncias. Suas obras estão disponíveis no site da Estante Virtual.
Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação