No dia 16 de janeiro, Salvador se prepara para receber milhares de fiéis e turistas para a tradicional festa em homenagem ao Senhor do Bonfim, uma das maiores manifestações religiosas e culturais da Bahia. Com um grande fluxo de pessoas nas ruas e um intenso movimento nas áreas de acesso à Basílica, as equipes da Embasa estão trabalhando desde novembro na inspeção para manutenção preventiva para garantir o bom funcionamento das redes públicas, além de apoio aos pontos de novas ligações temporárias de água e esgoto para atendimento na festa.
Em relação à água, além de garantir a oferta do abastecimento nos bairros do entorno da Igreja do Bonfim, equipes estão inspecionando as ruas do bairro e adjacências para a correção das tampas de registros e válvulas das redes, manutenção dos hidrantes, e antecipação de serviços como novas ligações, para a devida correção da pavimentação antes das festas. “Nossas equipes estarão de plantão para intervir em casos de necessidade de conter vazamentos e reparos na rede distribuidora visando a retomada rápida do abastecimento”, afirma Valter Gonzaga, gerente regional da Embasa.
Com a maior concentração de pessoas nas ruas, a infraestrutura do sistema de esgotamento sanitário também está reforçada, em plano de contingenciamento estabelecido nas áreas das festas populares. A manutenção preventiva consiste na limpeza das principais linhas coletoras de esgoto com o objetivo de retirar qualquer acúmulo de lixo ou gordura na rede de esgoto. Há também a substituição das tampas das estruturas de inspeção na rede que ficam localizadas nas vias e orientação de pontos para o descarte do efluente de banheiros químicos.
Fonte: Ascom Embasa
Foto: Ana Rosa Ribeiro