Cannabis MedicinalCiênciaCiênciaSaúdeTratamentoTratamento Alternativo

Leis globais da cannabis: comparação entre continentes

Breve panorama internacional da cannabis, comparando cenários nas Américas, na Europa, África, Ásia e Oceania

O cenário global da cannabis está em transformação. De uso medicinal à legalização recreativa, leis variam amplamente entre países e continentes. No panorama internacional, há evidentes avanços, mas também são notórios desafios e contrastes legais ao redor do mundo.

A cannabis, utilizada por milênios, enfrentou proibição no século XX, liderada pelos EUA. No entanto, avanços medicinais e mudanças culturais no século XXI reacenderam debates sobre sua legalidade. A seguir um breve panorâma global: 

América do Norte

Nos Estados Unidos, as legislações estaduais avançam rumo à legalização, enquanto a lei federal permanece rígida, ainda classificando a cannabis na Tabela 1, sob o Controlled Substances Act. O Canadá, por outro lado, lidera com uma regulamentação completa desde 2018. No México, o uso adulto é totalmente legalizado.

Europa

Na Europa, países como Holanda e Alemanha adotam posturas distintas. Na primeira, a cannabis é proibida, mas seu consumo é descriminalizado. Já os alemães legalizaram o uso recreativo em abril de 2024. No Reino Unido, o uso recreativo é proibido, mas o medicinal é legalizado, assim como na Irlanda.

A França vai liberar remédios a base de cannabis a partir de 2025. Portugal descriminalizou o consumo de todas as drogas ilícitas. Na Espanha o uso e cultivo de cannabis em ambientes fechados é permitido, mas a venda e consumo em ambientes públicos é proibida. Na Itália, o cultivo e comércio de maconha com baixo nível de THC é permitido por lei.

Na República Tcheca, o uso medicinal é legalizado e o uso adulto é ilegal, mas a posse é descriminalizada. Na Ucrânia, o uso medicinal foi legalizado recentemente. Polônia também permite o uso medicinal, embora proíba o recreativo.

América do Sul

O Uruguai foi o primeiro país a legalizar totalmente a cannabis. Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Paraguai autorizam o uso medicinal. Já Venezuela e Bolívia proíbem a cannabis. Equador proíbe o uso adulto, mas permitiu o medicinal e industrial.

No Brasil, o uso medicinal é permitido, mas a venda e o uso recreativo seguem proibidas, embora a posse de 40 g ou de 6 pés da planta tenha sido descriminalizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2024, sendo passível de punição administrativa, não mais criminal. Em novembro do mesmo ano, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) autorizou o plantio de empresas para fins medicinais e industriais.

América Central e Caribe

Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Haiti, República Dominicana e Cuba proíbem a cannabis.

Por outro lado, Jamaica, Panamá e Costa Rica permitem o uso medicinal. Jamaica também autoriza o uso religioso, como o da religião Rastafári. 

África

Na África, a África do Sul legalizou a cannabis. Marrocos foi o maior produtor mundial de cannabis, mas o uso legalizado lá é apenas o medicinal, o cosmético e o industrial, caso parecido com o da República Democrática do Congo. 

Na maioria dos outros países africanos, a cannabis continua proibida e em alguns locais, como no Egito, o tráfico pode ser punido até mesmo com a pena de morte.

Ásia

Na Ásia, Tailândia legalizou o uso adulto, exceto em locais públicos. Rússia, Mongólia, Cazaquistão, Irã, Arábia Saudita, Indonésia, Filipinas e Índia seguem proibindo a planta. 

China, Japão, Coreia do Sul e Turquia permitem o uso medicinal, a China também o uso industrial.

Oceania

Na Oceania, a cannabis é ilegal em Papua Nova Guiné. Na Nova Zelândia, o uso medicinal foi legalizado.

Na Austrália ela também é proibida, mas a capital Canberra legalizou a cannabis com uma lei municipal.

Fonte: Sechat
Imagem: Ilustrativa IA

Related posts

Eunápolis – Defensoria consegue medicamento de alto custo para pré-adolescente com problemas graves de pele

Fulvio Bahia

Feira do Homem acontecerá nos dias 18 e 19 na Arena Fonte Nova

Fulvio Bahia

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais