Meio AmbienteMudanças ClimáticasMunicípios

Camaçari: COMAM debate estratégias locais de enfrentamento às mudanças climáticas

Com o objetivo de discutir estratégias locais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover a educação ambiental como ferramenta de conscientização, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), realizou nesta segunda-feira (21) a Conferência Livre do COMAM. O evento aconteceu no auditório da Diretoria Pedagógica de Camaçari.

A conferência, que teve como tema “Adaptação e Preparação para Desastres Climáticos, Justiça Climática, Educação Ambiental e Governança”, reuniu representantes de comunidades tradicionais, sociedade civil, entidades ambientalistas, poder público e setor privado.

O secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira, ressaltou a relevância da participação popular no evento. “Esse é um momento em que as pessoas inscritas podem eleger seus delegados, permitindo à sociedade demonstrar seus interesses e anseios. Os delegados escolhidos aqui levarão suas propostas para a Conferência Nacional, onde serão apreciadas”, explicou.

Segundo Maressa Vieira, técnica da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Sedur, o município já avançou em iniciativas importantes, como o mapeamento de nascentes e rios. “Foi lançado há dois anos o primeiro mapeamento de nascentes e rios do município, incluindo o Rio Capivara, o Rio Joanes e o Rio Jacuípe. Estamos identificando, mapeando e protegendo essas áreas, que são essenciais para a mitigação de riscos climáticos, como alagamentos e enchentes”, destacou.

Maria José Rosas, diretora do Instituto Arborize, reforçou a importância da educação ambiental na construção de soluções sustentáveis. “A governança e a educação ambiental são fundamentais, porque quem faz o meio ambiente são as pessoas. É preciso estimular a sociedade a repensar a forma como consumimos e vivemos, avaliando como contribuímos para as dificuldades ambientais e o que podemos fazer para melhorar”, afirmou.

A decisão do governo federal de descentralizar a formulação de estratégias climáticas foi destacada durante o evento como uma oportunidade para que os municípios apresentem soluções adequadas às suas realidades. “É fundamental que Camaçari contribua com propostas que reflitam a nossa realidade”, reforçou Maressa Vieira.

Durante a conferência, foram definidas 10 propostas estratégicas, que serão apresentadas em fóruns maiores e integradas ao plano nacional de enfrentamento às mudanças climáticas.

Fonte / Foto: Ascom PMC

Related posts

Assistência técnica fortalece criação de galinhas caipiras em Palmas de Monte Alto

Fulvio Bahia

PC do B realiza convenção em São Francisco do Conde e lança candidatura de Ró Valentim

Fulvio Bahia

Rosalvo participa da entrega de uma ambulância para Lauro de Freitas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais