Com o objetivo de discutir estratégias locais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover a educação ambiental como ferramenta de conscientização, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), realizou nesta segunda-feira (21) a Conferência Livre do COMAM. O evento aconteceu no auditório da Diretoria Pedagógica de Camaçari.
A conferência, que teve como tema “Adaptação e Preparação para Desastres Climáticos, Justiça Climática, Educação Ambiental e Governança”, reuniu representantes de comunidades tradicionais, sociedade civil, entidades ambientalistas, poder público e setor privado.
O secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira, ressaltou a relevância da participação popular no evento. “Esse é um momento em que as pessoas inscritas podem eleger seus delegados, permitindo à sociedade demonstrar seus interesses e anseios. Os delegados escolhidos aqui levarão suas propostas para a Conferência Nacional, onde serão apreciadas”, explicou.
Segundo Maressa Vieira, técnica da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Sedur, o município já avançou em iniciativas importantes, como o mapeamento de nascentes e rios. “Foi lançado há dois anos o primeiro mapeamento de nascentes e rios do município, incluindo o Rio Capivara, o Rio Joanes e o Rio Jacuípe. Estamos identificando, mapeando e protegendo essas áreas, que são essenciais para a mitigação de riscos climáticos, como alagamentos e enchentes”, destacou.
Maria José Rosas, diretora do Instituto Arborize, reforçou a importância da educação ambiental na construção de soluções sustentáveis. “A governança e a educação ambiental são fundamentais, porque quem faz o meio ambiente são as pessoas. É preciso estimular a sociedade a repensar a forma como consumimos e vivemos, avaliando como contribuímos para as dificuldades ambientais e o que podemos fazer para melhorar”, afirmou.
A decisão do governo federal de descentralizar a formulação de estratégias climáticas foi destacada durante o evento como uma oportunidade para que os municípios apresentem soluções adequadas às suas realidades. “É fundamental que Camaçari contribua com propostas que reflitam a nossa realidade”, reforçou Maressa Vieira.
Durante a conferência, foram definidas 10 propostas estratégicas, que serão apresentadas em fóruns maiores e integradas ao plano nacional de enfrentamento às mudanças climáticas.
Fonte / Foto: Ascom PMC