ArteCulturaTurismo

Com gratuidade às quartas, equipamentos culturais de Salvador atraem soteropolitanos e turistas neste verão

Salvador tem se tornado um destino ainda mais atrativo neste verão e, nessa época do ano, soteropolitanos e turistas estão aproveitando os equipamentos culturais oferecidos pela Prefeitura, que possuem espaços ricos em história, arte e cultura. Diversos desses locais têm recebido grande público, especialmente durante as quartas-feiras, quando a entrada é gratuita em vários desses espaços.

A Casa do Carnaval da Bahia (@casadocarnavaldabahia), localizada no Pelourinho, é um deles, e tem atraído muitos visitantes com sua proposta interativa. O espaço, que ocupa quatro pavimentos, conta a história da folia baiana por meio de maquetes, fotos, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, além de exibir vídeos e realizar projeções que ajudam o visitante a entender a evolução da festa.

“Acho que essa iniciativa dos museus abertos às quartas-feiras é excelente para a divulgação da cultura e para estimular as pessoas, tanto quem mora aqui quanto quem está visitando a cidade, a conhecerem a nossa história. Muitas pessoas moram em Salvador, mas não conhecem a verdadeira história da cidade. Então, é uma excelente oportunidade”, declarou Maria Lúcia Santana, moradora do bairro de Cajazeiras, que fazia um “tour” pela capital baiana nesta quarta-feira (22).

“Os museus superaram todas as minhas expectativas. As arquiteturas são impressionantes, e as exposições históricas são muito detalhadas. Acho fantástico que seja grátis nas quartas-feiras. Isso permite que todos aproveitem”, resumiu Alícia Mendez, turista de Buenos Aires, enquanto conhecia a Casa do Carnaval pela primeira vez.

“Salvador é um lugar incrível. Adorei como mostram a história da cidade e do seu povo. E, ainda por cima, todos os museus dessa região têm vistas incríveis. A qualidade das obras e das exposições é realmente alta”, emendou a amiga Elena Villa.

Cidade da Música – Outro ponto de destaque é a Cidade da Música da Bahia (@cidadedamusicadabahia), situada no Comércio, que também abre suas portas para o público sem custos às quartas-feiras. O local, além de ser um importante centro cultural, oferece exposições e atividades musicais.

Entre uma atração e outra na Cidade da Música, a professora aposentada Lídia Moraes de Santos aprovou a iniciativa da gratuidade. “Nosso país tem uma cultura muito rica. Ultimamente, tenho percebido algumas iniciativas nesse sentido, como oferecer dias gratuitos para o público visitar os museus. Isso é muito importante, pois, em geral, ir ao museu é caro. Além do custo do ingresso, há despesas com transporte e alimentação, o que dificulta levar crianças e adolescentes”, disse.

Ao seu lado, Jozele Maria Silva, também professora aposentada e moradora do Garcia, seguiu a mesma linha. “Eu acho simplesmente espetacular a iniciativa da gratuidade às quartas. É uma atitude muito importante da Prefeitura de Salvador, principalmente para pessoas mais carentes, que não têm condições financeiras ou acesso fácil. É uma oportunidade maravilhosa para as crianças e os jovens conhecerem a cultura”, contou.

Fomento à cultura e às artes – A cada semana, diversos locais de importância histórica e cultural se abrem ao público sem custos, permitindo que mais pessoas possam conhecer e explorar o patrimônio baiano. De acordo com o secretário em exercício de Cultura e Turismo (Secult), Walter Junior, o investimento da Prefeitura nos últimos anos com implantação dos equipamentos culturais representa o posicionamento da gestão municipal para o desenvolvimento de Salvador através da promoção do turismo.

“Isso significa fomentar a cultura e as artes, através das exposições inéditas e itinerantes, da salvaguarda do patrimônio imaterial e do simbolismo das representações e marcos históricos nos monumentos pela cidade. Ativar a cultura com formação de novos públicos e criação de um circuito no distrito cultural do Centro Histórico e Comércio é uma estratégia de desenvolvimento territorial. Perceber a cidade lotada de turistas e observar a procura pelos equipamentos é motivo de muita alegria para nós. Saber também que entre os visitantes temos tantos soteropolitanos significa o impacto gerado na cidade, reforça o papel educativo, de socialização e de inclusão que os equipamentos oferecem”, avalia o gestor.

Outros equipamentos culturais que oferecem entrada franca às quartas estão a Casa do Rio Vermelho (@casadoriovermelho), no Rio Vermelho; a Galeria Mercado (@galeriamercadomodelo) e a Casa das Histórias de Salvador (@casadashistoriasdesalvador), no Comércio; o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (@espacopierreverger) e o Espaço Carybé de Artes (@espacocarybe), ambos na Barra.

Fonte: Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Salvador recebe o festival internacional de dança contemporânea “Dança em Trânsito”

Fulvio Bahia

Aberto credenciamento de imprensa para cobertura do Festival Virada Salvador 2024 

Fulvio Bahia

Guarda Municipal lança Operação Especial para o Festival Virada 2025

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais