BahiaMeio AmbientereciclagemSustentabilidade

Sustentabilidade e geração de trabalho e renda: Cooperativa CANORE promove ação de coleta seletiva e mobilização no Parque da Cidade

A coleta seletiva desempenha um papel essencial na gestão de resíduos sólidos, sendo um aliado importante na preservação ambiental. Ciente dessa importância, nos finais de semana de janeiro, durante o Festival do Parque, moradores da região que participam das atrações do evento são convidados a levar seus materiais recicláveis e entregá-los à Cooperativa CANORE na Estação da Reciclagem, garantindo o destino adequado para os seus resíduos sólidos.

Além de destacar a importância da reciclagem, das cooperativas e dos catadores (as) de materiais recicláveis, a iniciativa busca criar um ambiente de colaboração e parceria entre a comunidade e a Cooperativa CANORE, com o objetivo de promover um futuro mais justo e sustentável para todos.

Para Maria do Carmo, fundadora e integrante da Cooperativa, a ação de mobilização e entrega voluntária também visa aproximar moradores, empresários e comerciantes dos bairros Pituba, Itaigara, Caminho das Árvores e Costa Azul, a conhecer o trabalho da Cooperativa CANORE e incentivar a formação de parcerias para a implementação de coletas seletivas.

A ação é idealizada e executada pela Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais da Nova República – CANORE, em parceria com o Programa de Logística Reversa Mãos pro Futuro, que tem sido fundamental para o desenvolvimento das ativações para implantação de coleta seletiva e da cooperativa.

Sobre Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais da Nova República (CANORE) foi fundada em 2004, a partir da iniciativa de catadores e catadoras de materiais recicláveis do bairro de Santa Cruz, em Salvador. O objetivo da cooperativa era melhorar as condições de trabalho desses profissionais, que, assim como outros catadores, não dispunham de um local adequado para realizar atividades essenciais como triagem, armazenamento e comercialização dos materiais recicláveis.

Dessa forma, a CANORE contribui para o destino adequado dos resíduos sólidos, gerando um impacto positivo nas questões ambientais, sociais e econômicas, tanto para os envolvidos quanto para a sociedade como um todo.

Fonte: Ong CAMA
Foto: Divulgação Canore

Related posts

Ministério Público da Bahia: Acordo judicial anula provas e elimina candidatos irregulares do concurso de professores da Uneb

Fulvio Bahia

Parceria entre Parque Social e Secis impulsiona empreendedorismo e inovação na capital

Fulvio Bahia

Fundac dá início à segunda turma de capacitação para jovens em medida socioeducativa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais