EducaçãoMunicípios

Projeto de reajuste linear para professores é encaminhado para Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Camaçari encaminhou em regime de urgência urgentíssima para Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei (PL) que garante o aumento linear do salário dos professores municipais, na manhã desta segunda-feira (27). O valor é de 6,27%, referente à inflação e ganho real, e foi anunciado em reunião com a participação da Secretaria de Educação (Seduc) e o Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec).

“O nosso governo está conseguindo se organizar para cumprir todo o compromisso que fez com os vários segmentos da sociedade. Educação será sempre uma prioridade, principalmente a preocupação com a pauta pedagógica para fazer uma educação mais avançada. Uma questão que queremos focar é em relação à alfabetização e o compromisso de atender algumas questões relacionadas à educação no campo, de tempo integral, de jovens e adultos e, principalmente, a política de creche”, afirmou o prefeito Luiz Caetano.

Esta é a terceira rodada de negociação com o Sispec feita pelo titular da Seduc, Márcio Neves, com o objetivo de alinhar a pauta econômica proposta pelo sindicato. “Saíram encaminhadas três questões essenciais. Primeiro, foi em relação ao reajuste linear, que depois de oito anos, nós conseguimos respeitar a orientação do CNTE [Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação], dando reajuste linear a todos os professores de 6,27%, o que corresponde à reposição da inflação e mais um pouco de ganho real. Uma outra questão é que também os aposentados receberão esse benefício, e uma terceira é que saiu o compromisso de montarmos uma comissão de governo e sindicato para avaliarmos a tabela, porque os professores que têm formações diferenciadas, algumas titulações, precisam também ser recompostos o que foi muito perdido ao longo dos anos”, finalizou.

O objetivo da gestão municipal é que os benefícios sejam implantados ainda esse mês de janeiro, mas depende da aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. A expectativa é a votação ocorra na próxima terça-feira (28), em sessão especial.

A presidente do Sispec, Sara Santiago, explicou que esse foi o primeiro ponto de reivindicação financeira da categoria. “Queremos ter uma mesa de negociação no mês da nossa data base, que é o mês de janeiro, e nós não tínhamos esse atendimento tão célere para um início de governo. Então, o sentimento de alegria, o sentimento de nós termos essa conquista, porque, realmente, estamos numa mesa de negociação. E agora, este novo governo está sinalizando que vai se sentar com o sindicato, que vai sim valorizar a educação, valorizar o servidor, valorizar o professor. E é um sentimento de que anos melhores virão”, finalizou.

A Seduc ainda trata com a categoria a pauta pedagógica, já apresentada pelo Sispec. Estavam presentes na reunião a vice-prefeita Pastora Déa, a deputada federal e primeira-dama, Ivoneide Caetano, além de autoridades do executivo e legislativo.

Fonte: Secom PMC
Foto: Patrick Abreu

Related posts

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Fulvio Bahia

Catu se destaca em índices educacionais no Núcleo Territorial de Educação – NTE 18

Fulvio Bahia

Sindilimp-BA garante avanços para trabalhadores da limpeza urbana em Lauro de Freitas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais