Em 2024, a Embasa consolidou seu compromisso com a participação comunitária ao realizar 168 reuniões com a população em diversas localidades de seu extenso território de atuação. Os encontros realizados pelas equipes sociais das diretorias de Operação do Interior e da Região Metropolitana envolveram cerca de 4,4 mil pessoas, incluindo moradores, lideranças comunitárias e representantes do poder público local. As reuniões tiveram o objetivo de fortalecer a relação entre a empresa e as comunidades, promover o diálogo sobre os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e estabelecer parcerias para ações conjuntas de melhoria da qualidade de vida.
Em Salvador e Região Metropolitana (RMS), foi desenvolvido o projeto Elevar, com o objetivo de encontrar soluções para falhas ocasionadas pelo mau uso do sistema, por meio do estreitamento da parceria com as comunidades usuárias do serviço. “Nesse sentido, atuamos em comunidades do entorno de 155 estações de tratamento de esgoto e 216 estações de bombeamento de esgoto, além dos equipamentos do sistema integrado de abastecimento de água de Salvador e parte da RMS ao longo de sua extensão”, relata a gerente de Suporte Ambiental da Embasa na RMS, Zilda Miranda. Essa aproximação com as lideranças e moradores também possibilitou 98 negociações com moradores e lideranças comunitárias, viabilizando passagens de rede e beneficiando diretamente 379 imóveis”, conclui.
Outras ações foram realizadas pelos núcleos socioambientais da Embasa em Salvador e também em Candeias e Camaçari, municípios da RMS. “São reuniões que possibilitam a aproximação com os moradores e ajudam na sensibilização sobre a importância da conservação e do uso adequado das redes de água e esgoto, contribuindo com a redução de vazamentos e desperdício de água, por exemplo. O engajamento da população é fundamental para a eficiência dos serviços prestados pela Embasa”, comenta a engenheira ambiental da empresa, Silvia Barbosa.
Já no interior do estado, em localidades como Cansanção, atendida pelo sistema integrado de abastecimento de Tucano Sul – Senhor do Bonfim, a empresa teve a oportunidade de explicar aos moradores os desafios enfrentados na distribuição de água e as soluções propostas. “A Embasa sugeriu uma reunião comunitária onde foram apresentados os problemas enfrentados e as soluções de curto, médio e longo prazos. Isso mostrou o comprometimento da empresa com a nossa comunidade”, contou Josy da Silva, moradora do distrito de Lagoa do Curral.
Para a gerente de Suporte Ambiental da Embasa no sul do estado, Cibele Fontes, as reuniões comunitárias são um pilar importante na promoção do controle social e na educação ambiental. “Ao envolver a população em processos participativos, conseguimos garantir a operação eficiente dos sistemas e melhorar a qualidade de vida nas comunidades atendidas,” afirmou.
A Embasa demonstrou, mais uma vez, que a participação comunitária é um fator chave para a prestação adequada dos serviços. Com a continuidade desses encontros, a empresa reforça seu compromisso com a transparência, a educação ambiental e a melhoria das condições de vida das populações atendidas.
Fonte / Foto: Ascom Embasa