BahiaGoverno do EstadoSaúdeServiços

Dia Mundial do Câncer: Hospital da Mulher reforça importância da prevenção e detecção precoce

Alertar, informar e disseminar a mensagem de que, quando diagnosticado e tratado precocemente, o câncer tem cura. Com este objetivo, a próxima terça-feira (4) marca o Dia Mundial do Câncer, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer é um termo que engloba mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas, caracterizadas pelo crescimento desordenado de células que podem invadir tecidos e órgãos próximos ou distantes no corpo. Cada tipo de câncer exige tratamento e condutas médicas específicas.

Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

No Hospital da Mulher, em Salvador, mulheres de todos os municípios da Bahia encontram diagnóstico e tratamento integral para cânceres mamários, ginecológicos e gastrointestinais. “Temos um serviço que tem como prioridade o acolhimento humanizado e atendimento multidisciplinar, com a oferta de especialistas altamente qualificados”, destaca o coordenador médico do Serviço de Oncologia Clínica (Tratamento com Amor), Marcos Lyra.

Desde 2018, foram realizados 87.447 tratamentos oncológicos no hospital. Das pacientes atendidas, 70% vêm do interior da Bahia, enquanto 30% são da capital. A maioria dos tratamentos quimioterápicos é voltada ao câncer de mama (70%), seguido por 20 a 25% para cânceres ginecológicos e 5% para cânceres gastrointestinais.

A paciente Idalice Pereira descobriu o câncer de mama por meio de uma mamografia. Ela conta que, ao receber o diagnóstico, ficou impactada, mas que percebeu a possibilidade da cura com a detecção precoce e o tratamento adequado. “Fui encaminhada para o Hospital da Mulher e fui muito bem acolhida. Fiz a cirurgia, depois as quimioterapias e, terminando a quimioterapia, eu vi que o desenrolar do tratamento foi muito bom e comecei a me alegrar. Aconselho a todas as mulheres que foram diagnosticadas que não desanimem. O câncer tem cura. Minhas lágrimas se transformaram em alegria”, compartilhou.

De acordo com o oncologista Dyego Nunes, o estilo de vida contribui para a prevenção do câncer. “Uma alimentação saudável, com baixo teor de gorduras saturadas, além de fazer atividade física e não fumar são formas de prevenção. Também é indicado o uso de vacinas como a contra o Papilomavírus Humano HPV e a Hepatite B”.

Casa de Apoio

Pacientes do interior da Bahia que realizam tratamento quimioterápico têm à disposição a Casa de Apoio à Mulher, localizada no Monte Serrat, próximo ao hospital. O espaço oferece 45 dormitórios, refeitório, banheiros adaptados, cozinha experimental, salão de atividades e área de convivência.

Durante a estadia, as pacientes participam de oficinas, terapias ocupacionais e atividades de humanização que proporcionam conforto e suporte emocional. “Agradeço a Deus por existir essa Casa. Deus colocou pessoas maravilhosas no meu caminho. Pensei em desistir, pois o tratamento não é fácil, mas cheguei até o fim. Agradeço a cada um de vocês pelo apoio e pelas forças. Hoje estou indo embora e deixo um beijo no coração de todos”, concluiu a paciente Verônica Coelho, emocionada.

Fonte: Ascom/Hospital da Mulher
Foto: Alberto Coutinho

Related posts

Bahia vence Vasco fora de casa e faz primeiros três pontos na Série A

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador e Ifba certificam 327 estudantes em Qualificação Empreendedora para MEI  

Fulvio Bahia

Castramóvel realiza atendimentos no Abaeté até 16 de agosto

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais