EducaçãoMunicípios

Lauro de Freitas: Jornada Pedagógica 2025 promove planejamento coletivo da rede municipal para o ano letivo

Com a proximidade do início das aulas na Rede Pública Municipal de Ensino, marcada para o dia 10 de fevereiro, a Secretaria de Educação promove a Jornada Pedagógica 2025, um período de planejamento para o início do ano letivo. O evento aconteceu nesta segunda-feira (3/2), de forma on-line, e reuniu centenas de fazedores de educação para debater a temática “Educação Transformadora: Diálogos, Saberes e Territórios para uma Formação Integral, Inclusiva e Antirracista.

Com a proposta de criar um espaço de discussão, troca de experiências e organização das práticas educacionais, com foco em aprimorar a qualidade do ensino e combater a evasão escolar, a prefeita Débora Regis deu boas-vindas para os gestores na abertura dos trabalhos da Jornada Pedagógica. “Nossa cidade está construindo uma nova história também na educação e quero dizer a todos vocês, que seremos parceiros para fazer esse novo momento acontecer. Temos uma grande responsabilidade com Lauro de Freitas, e o futuro das nossas crianças passa por vocês. Então, este tema é muito importante para esse momento que a cidade está vivendo e reflete o compromisso da nossa gestão em construir uma educação que reconheça e valorize a diversidade de saberes, integre as riquezas culturais do nosso território e combata as desigualdades históricas”, disse ao desejar excelente evento para todos.

A mesa de debate foi presidida pela secretária de Educação, Tamires Andrade, acompanhada do subsecretário da pasta, Vanilson da Luz, e do diretor da Educação Básica, Paulo Rodrigues. Ao iniciar sua fala, a gestora falou da alegria de poder conduzir este momento. “É com entusiasmo que recebo esta missão pelo trabalho coletivo que, diariamente, constrói uma educação pública comprometida com a transformação social, a qualidade do ensino e o acolhimento de cada estudante. Que esta Jornada Pedagógica inspire, conecte e fortaleça nossos propósitos. Que 2025 seja um ano de conquistas, aprendizagens significativas e avanços que consolide Lauro de Freitas como referência em educação pública”, disse Tamires.

Com o compromisso de construir uma educação que promova práticas pedagógicas inclusivas e equitativas, a conferencista professora doutora Maria Inês Carvalho e com vasta experiência no âmbito educacional explanou sobre o tema proposto na jornada. Maria Inês inicia com um trecho da música “Lenha”, de Zeca Baleiro, e apresenta a seguinte reflexão “o que eu vou dizer: desconstruindo palavras e termos. Na oportunidade, a professora falou da importância de se ter domínio daquilo que se diz, apresentando os subtemas: Coisa, Palavra, Termo, Transformadora, Diálogo e Saber, levantando a questão se as pessoas sabem de fato o que estão dizendo.

Durante a transmissão, que ocorreu por meio do canal oficial da Prefeitura de Lauro de Freitas, no Youtube, foi possível responder questionamentos e esclarecer diversas dúvidas dos professores que interagiram no chat. O momento também foi inclusivo, com a participação de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Jornada Pedagógica 2025, segue com atividade interna nos dias 4 a 7.

Fonte: Secom PMLF
Foto: Tiago Pacheco

Related posts

Feira de Santana: Divulgado novo cronograma do REDA para professor

Fulvio Bahia

 Vale do São Francisco se prepara para sediar I Encontro de Psicopedagogos

Fulvio Bahia

Itaberaba: Jerônimo anuncia que Hospital Regional será reaberto pelo Governo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais