BahiaMeio AmbientePreservação Ambiental

Sema, Inema e pesquisadores definem plano para remoção do coral invasor na Ilha de Itaparica

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com instituições de pesquisa, definiram o cronograma e as técnicas para a remoção do coral invasor Chromonephthea braziliensis na Ilha de Itaparica. A ação ocorrerá entre fevereiro e março, em quatro etapas: capacitação de pescadores e mergulhadores, remoção do coral, monitoramento e mapeamento de outras áreas afetadas. O treinamento acontece entre 14 e 21 de fevereiro, abordando os procedimentos para a remoção do coral na marina da Ilha e em áreas próximas à Ilha do Medo.

Nesta terça-feira (4), após a última expedição de monitoramento, foram definidas também as estratégias que serão utilizadas na remoção do combate ao coral invasor. O método adotado inclui a remoção manual, aliada à limpeza minuciosa do local e, quando necessário e em locais de difícil acesso, à aplicação de sal ácido para garantir a eliminação completa da espécie.

Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ludmille Bispo/Ascom Sema

“A remoção manual será o método principal, mas é essencial realizar a limpeza do local com uma escova de aço para evitar a regeneração e o surgimento de novos bioinvasores. Além disso, fragmentos soltos podem ser levados pela correnteza e dar origem a novas colônias em outras áreas”, explicou o pesquisador da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Rodrigo Maia.

Segundo a oceanógrafa da Coordenação de Ações Estratégicas da Sema, Mariana Fontoura, após a remoção do octocoral na região da marina de da ilha de Itaparica, serão realizadas campanhas mensais para monitorar e identificar precocemente possíveis recolonizações. Isso possibilitará a adoção de medidas urgentes para controle e prevenção.

Foto: Ludmille Bispo/Ascom Sema

Diálogo

Como parte da programação da última expedição de monitoramento, a secretaria, em parceria com o Inema, pesquisadores e representantes da prefeitura, realizou um encontro com marisqueiras e pescadores para apresentar as próximas etapas do projeto. O evento ocorreu na Escola de Tempo Integral Ernesto Carneiro Ribeiro e teve como objetivo fortalecer o diálogo sobre os impactos da espécie na região.

Zé Pescador, um dos fundadores e coordenador de projetos da Pró-Mar destacou a relevância desse trabalho: “o mais enriquecedor dessa experiência é o conhecimento adquirido sobre a vida marinha e os ecossistemas oceânicos. A participação ativa da comunidade científica, dos pescadores e dos gestores ambientais fortalece essa iniciativa e reafirma nosso compromisso com a conservação dos nossos recursos naturais”.

Pescador e mergulhador há mais de 20 anos, Josemar Vicente, conhecedor da região como a palma de sua mão, compartilhou no encontro sua experiência com o mar: “precisamos abrir o olho, porque esse coral está tomando conta. A gente que vive do mar sabe que quando uma coisa assim aparece, tem que agir logo, senão depois não tem mais jeito. O mar fala com a gente, a gente só precisa saber escutar”.

Parcerias

O projeto para a remoção do coral invasor conta com a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Inema, além do suporte da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), da Marinha, da Capitania dos Portos da Bahia e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Também participam pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Centro Universitário Senai/Cimatec e a ONG Pró-Mar.

Fonte: Ascom/Sema
Foto: Ludimille Bispo

Related posts

210 policiais militares são condecorados por bravura e dedicação

Fulvio Bahia

Reunião define ações para combater ressurgimento de manchas de óleo em praias baianas

Fulvio Bahia

Bahia marca presença em reunião do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social em Brasília

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais