A Guarda Municipal de Salvador (GMS) promoveu, na tarde desta quinta-feira (13), a palestra “Primeiros Socorros para Leigos”, gratuita e aberta à comunidade. O objetivo do evento, realizado na sede da GCM, na Avenida San Martin, foi informar aos cidadãos sobre os cuidados iniciais e imediatos que devem ser tomados em situações de emergência.
“São técnicas básicas que ensinamos para que cada participante saiba agir caso presencie uma situação de emergência, como alguém passando mal na rua. A intenção é garantir que a pessoa receba os cuidados iniciais antes da chegada do atendimento especializado, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, explicou Patrícia Santiago Araújo, guarda municipal e instrutora de primeiros socorros, que atua na Coordenadoria de Prevenção à Violência (Cprev/GCM).
Cerca de dez pessoas participaram da palestra, que teve duração de três horas. Além das técnicas de atendimento de emergência, os participantes aprenderam procedimentos essenciais, como manobras de desengasgo, suporte básico para paradas cardiorrespiratórias, tratamento de queimaduras e manejo de lesões musculoesqueléticas.
Atuação em escolas – Também foram apresentados os detalhes da Lei Lucas, que trata da obrigatoriedade da capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação. Sancionada em 2018 (Lei nº 13.722/2018), a legislação exige que professores e funcionários de escolas públicas e privadas do ensino básico e infantil recebam treinamento em primeiros socorros.
Cristiane Lima Paixão, diretora de um centro educacional, levou parte de sua equipe para acompanhar a palestra. Segundo ela, essa não é a primeira vez que os profissionais da escola participam do evento promovido pela Guarda.
“Essa atividade é fundamental para que saibamos como agir em situações de emergência. Como trabalhamos com crianças pequenas, é comum que elas coloquem algodão, massinha ou até mesmo balas no nariz ou na boca, o que pode causar engasgos. Então, é muito importante que saibamos como lidar com essas situações”, destacou Cristiane.
Solicitação – A palestra ministrada pela Guarda Municipal também pode ser solicitada por instituições públicas e privadas que trabalham com crianças. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail gabinete.gms@salvador.ba.gov.
Ao longo do ano, a Guarda Municipal promove diversos cursos e atividades voltados para o público externo. Além da palestra de primeiros socorros, também são oferecidas aulas de defesa pessoal para mulheres e para o público LGBTQIA+, oficinas de capoeira e biscuit. Os anúncios dos cursos e as orientações para inscrições são divulgados na página @gcmsalvador no Instagram.
Fonte: Secom PMS
Foto: Otávio Santos