BahiaDengueSalvadorSaúdeVacina

Salvador completa um ano de vacinação contra a dengue com mais de 95 mil doses aplicadas

Há um ano, Salvador deu um passo histórico na luta contra a dengue. No dia 15 de fevereiro de 2024, foi iniciada a vacinação que previne a doença, de forma gratuita, nos postos de saúde e tendo como público-alvo crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos – faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue. Até então, o imunológico era dispensado apenas na rede particular.

Mais de 95 mil vacinas foram administradas no período, mas apenas 26.868 indivíduos completaram o esquema vacinal, representando cobertura de 11,84% do público alvo formado por 226.831 pessoas.

A coordenadora de imunização do município, Doiane Lemos, faz um apelo para que pais e responsáveis levem seus filhos e/ou dependentes às unidades de saúde para administração do imunobiológico, cujo esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. “O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar a vacina no sistema público de saúde. Mas, um ano após o início da estratégia, a procura está abaixo do esperado. Destacamos que a vacina foi cuidadosamente desenvolvida e é segura, sendo uma das formas mais eficazes de evitar contrair a dengue. Por isso fazemos uma alerta de conscientização para que nossas crianças e adolescentes sejam protegidas”, destacou.

Quem já teve dengue também deve se vacinar para evitar nova infecção ou, em caso de contágio, os sintomas são mais leves. Além disso, nessas pessoas, é esperada uma resposta melhor ao imunizante. A recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.

O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, para a maior disseminação da doença. Logo, a prevenção é a melhor forma de combatê-la: a vacinação e evitar água parada.

Atualmente o imunizante está disponível em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Fonte: Secom PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Prefeitura de Salvador vai dobrar de 300 para 600 as vagas do programa Jovem Aprendiz

Fulvio Bahia

Jornalistas da França e de Portugal fazem viagem imersiva à Bahia

Fulvio Bahia

Em missão na Espanha, Jerônimo busca novos investimentos em tecnologia, telecomunicações e energia renovável

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais