Câmara Municipal de SalvadorCarnavalDireitos HumanosPolíticaSalvador

Aladilce se solidariza com trabalhadores do carnaval na Tribuna Popular

Líder da oposição defendeu atendimento humanizado e protestou contra a “ditadura das marcas”

A líder da Bancada da Oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), se solidarizou com os trabalhadores do Carnaval de Salvador que ocuparam a Tribuna Popular da Câmara Municipal, na sessão desta segunda-feira (17), reivindicando melhores condições de trabalho nos circuitos oficiais. Ela acolheu as reivindicações apresentadas pelo presidente do Sindicatos dos Cordeiros (Assindcorda), Mateus Silva Santos: “Eles precisam de espaços para trocar de roupa, tomar um banho, fazer uma refeição de qualidade. Querem dignidade, respeito, ser bem tratados e o fim da ditadura das marcas de bebidas e até de água mineral”.

Aladilce criticou o modelo de financiamento da festa adotado pela prefeitura, assegurando exclusividade às marcas patrocinadoras, por “engessar” a atuação dos ambulantes e o direito de escolha dos consumidores. “E a livre concorrência, como é que fica? Os grandes empresários do carnaval, sobretudo de blocos e camarotes, já têm redução de ISS de 5% para 2% e podem retribuir essa renúncia de receita dada pela prefeitura apoiando essas categorias”, comentou.

A vereadora ainda ironizou o prefeito Bruno Reis: “Era o Rei das Taxas, agora está se tornando um Robin Hood às avessas”.

Fundo social

Mateus reivindicou, ainda, a criação do Fundo Social do Carnaval para apoiar as categorias em situação de vulnerabilidade social; a instalação de um espaço de convivência na Central dos Cordeiros, para dar suporte e acolhimento durante os dias de festa; um projeto social para os cordeiros, com a participação dos patrocinadores que faturam alto com o evento; e que a prefeitura forneça um “sopão” para a categoria.

Aladilce parabenizou o vereador Maurício Trindade (PP) pela convocação de duas audiências públicas para discutir o Trabalho Legal no Carnaval, dando oportunidade aos diferentes segmentos de trabalhadores se manifestarem e apresentarem suas pautas de reivindicações, a exemplo dos ambulantes, cordeiros, catadores de materiais recicláveis e músicos. O processo de escuta, iniciado na semana passada, que resultou na presença de Mateus na Tribuna Popular, terá continuidade na próxima quarta-feira (19), às 9h, no Centro de Cultura da Câmara.

Fonte: Ascom ver Aladilce Souza PCdoB
Foto: Antônio Queirós

Related posts

Jerônimo inaugura ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP do Semiárido), em São Domingos

Fulvio Bahia

CCR Metrô Bahia abre 05 vagas para mulheres na área de Manutenção

Fulvio Bahia

CDL promove capacitação para profissionais do varejo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais