BahiaCarnavalPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorServiços

Limpurb inicia pré-vistoria de camarotes nesta terça (18)

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realiza, nesta terça (18) e quarta-feira (19), pré-vistorias nos camarotes que estão sendo instalados para o Carnaval 2025. A ação preventiva tem por objetivo orientar e certificar o cumprimento de responsabilidades legais que figuram como condicionantes para a obtenção da autorização da Limpurb nos processos de licenciamento perante a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para o funcionamento dos empreendimentos durante a folia.

Na inspeção, a Limpurb orienta os responsáveis pelos camarotes sobre a maneira adequada do acondicionamento e armazenamento dos resíduos, bem como sobre a necessidade em se cumprir o horário correto de dispor o rejeito para a coleta pública. São informados, ainda, sobre a obrigatoriedade de possuir espaço adequado para as cooperativas de catadores conseguirem desenvolver o exercício de separação dos materiais recicláveis, conforme o transcrito através de comunicado divulgado pela pasta.

“Para receber o licenciamento, todos os camarotes são obrigados a cumprir com os pré-requisitos e realizar a contratação de cooperativas de materiais recicláveis para a realização do serviço de triagem dentro das competências do próprio camarote”, pontua o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.

O chefe da Assessoria Estratégica de Gestão da autarquia, Thiago Figueiredo, esclarece ainda que os camarotes devem disponibilizar, sob forma de doação, todo o resíduo sólido gerado nas dependências do empreendimento, bem como se responsabilizar pelo transporte externo dos recicláveis, e arcar com o pagamento da cooperativa pela prestação dos serviços ambientais.

Após as vistorias prévias, a Limpurb retorna aos empreendimentos a partir do dia 27, como parte da Operação Carnaval 2025. O intuito é verificar o cumprimento das responsabilidades legais dos camarotes durante os festejos, e apurar o gerenciamento dos resíduos advindos dos postos de saúde instalados pelos camarotes para atender o folião.

O não cumprimento das responsabilidades acarreta em uma notificação emitida pela Sedur. Caso o camarote persista no não cumprimento, ele é multado e o valor da multa pode variar de acordo com o grau de complexidade da infração.

Fonte: Secom PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Lançamento da Revista Nova Bahia destaca avanços da gestão estadual

Fulvio Bahia

Terceiro dia de folia no circuito Osmar terá bloquinhos infantis, forró e travestidos; confira

Fulvio Bahia

Governo do Estado convoca mais 21 professores classificados em seleção pública para Educação Profissional

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais