É hora de reservar datas: a 8ª edição do Movimento Boca de Brasa vai mostrar para Salvador a potência das periferias nos dias 21 e 22 de março. O Quarteirão das Artes, localizado na interseção entre a Praça Castro Alves e a Barroquinha, no Centro Histórico, será cenário para uma programação totalmente gratuita de espetáculos, shows, exposição, saraus, bate-papos, feira de economia criativa e muito mais. As atividades ocupam o Teatro Gregório de Mattos, o Espaço Cultural da Barroquinha, o Pátio Iyá Nassô e a Ladeira do Couro, com apresentações de iniciativas culturais e criativas participantes das Escolas Criativas Boca de Brasa e de convidados muito especiais.
O evento é o ponto alto anual das ações do programa Boca de Brasa, realizado pela Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, que visa à descentralização da criação, da produção, da difusão, do fomento e da qualificação das manifestações artístico-culturais da cidade. Criado em 1986, o Boca de Brasa tem sido ferramenta prioritária de políticas públicas culturais desde 2013, tomando importante dianteira de modos de promoção e desenvolvimento estruturante da economia da cultura em toda a cidade.
Em 2018, a Prefeitura de Salvador construiu o primeiro Espaço Cultural Boca de Brasa, dentro do Subúrbio 360, no bairro de Coutos. Até 2020, mais três unidades foram entregues: Cajazeiras, Centro e Valéria. Já em 2023, através do Edital Polos Criativos Boca de Brasa Ano I, associações da sociedade civil foram contratadas para desenvolvimento de programas técnico-pedagógicos consagrados como Escolas Criativas Boca de Brasa nestes territórios, além de na Cidade Baixa, em parceria com o Centro Cultural Sesi Casa Branca. Em 2024, além de repetir as Escolas Criativas Boca de Brasa nos territórios da Federação e de Itapuã – no Centro Comunitário Mãe Carmen do Gantois e na sede do Bloco Afro Malê Debalê, respectivamente –, foi lançado o Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas. Agentes participantes destas ações do ano passado dividem protagonismo do Movimento Boca de Brasa com artistas renomados da Bahia.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Lane Silva