CapacitaçãoMunicípios

Camaçari: CGM promove treinamento em governança e sistema de controle interno

A Prefeitura de Camaçari iniciou na manhã da última segunda-feira (24) o treinamento de 90 servidores em governança e sistema de controle interno. Promovido pela Controladoria Geral do Município (CGM), o evento reuniu diversos especialistas do governo responsáveis pelos eixos de execução, apoio e assessoramento, e de avaliação da gestão, que fundamentam o Modelo das Três Linhas, norteador da qualificação.
O treinamento foi conduzido pelo professor e mestre Paulo Alves. Para ele, a formação tem como base a definição de papeis, o que possibilita o tratamento adequado de riscos a eles inerentes.

“Quando você desenha corretamente o sistema de controle interno, você faz com que cada gestor da administração entenda com clareza o seu papel, porque, por exemplo, dentro da administração pública uns têm papel de execução de políticas públicas, e dentro desse papel eles têm a responsabilidade de gerir seus próprios riscos. Riscos existem sobre essa atividade e quem executa política pública tem que conhecer da metodologia para identificar e tratá-los”, explicou.

Segundo Alex Persil, controlador-geral do município, a formação do Modelo das Três Linhas é o que há de mais atual dentro da área de controle interno. “Aproveitamos esse momento que a CGM completou 20 anos, em 27 de janeiro, para projetá-la 20 anos à frente. Através do treinamento do professor Paulo, a gente posiciona os controles municipais dentro das três linhas de defesa, que é o que existe hoje tecnicamente de mais moderno, no que se refere a controle interno”, explicou, evidenciando o cuidado da atual gestão no trato com a coisa pública.

Desde 2018 desempenhando a função de analista de controle na CGM, Claudênia de Oliveira reconheceu o valor da formação. “Desde quando eu comecei [a atuar na CGM], até hoje eu não havia recebido esse tipo de qualificação, que é de suma importância para orientar os servidores com relação a determinações do Tribunal de Contas dos Municípios e o do Estado, por exemplo. Tem que sempre ter esse tipo de cursos para todos os servidores, inclusive para a Controladoria, que é um órgão muito importante. Estou achando sensacional, porque está sendo proporcionado um aprendizado valioso para a gente”, reconheceu a servidora.

Aplicável a todos os tipos de organizações, o Modelo de Três Linhas na gestão municipal visa reduzir fraudes e erros gerenciais relacionados à prestação de serviços sociais, promovendo o alinhamento entre as ações executadas e o interesse público. Permite, ainda, a identificação de processos e de estruturas mais alinhadas ao propósito da gestão corporativa, imprimindo eficiência ao gerenciamento de riscos e mais robustez ao processo de governança.

Com 16 horas-aula no total, o treinamento reuniu profissionais da CGM, da Secretaria de Governo, Procuradoria-Geral do Município (PGM), e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). A qualificação certificada prosseguirá das 8h às 17h nesta terça-feira (25), no auditório da UniFamec, localizado na Avenida Jorge Amado, s/n.

Fonte: Secom PMC
Foto: Patrick Abreu

Related posts

Prefeitura de Acajutiba anuncia atrações do VI Arraiá Nossas Raízes 2024

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura conclui capacitação profissional voltada para área de energias renováveis

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Prefeitura distribuiu 45 mil litros de leite para famílias carentes só nos primeiros dias de 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais