BahiaCarnavalHomenagemImprensaPrefeituraPrefeitura Municipal de Salvador

Sala de Imprensa do Carnaval 2025 homenageará o jornalista José Carlos Teixeira

A Sala de Imprensa que a Prefeitura de Salvador vai inaugurar no Campo Grande para o Carnaval deste ano vai homenagear José Carlos Teixeira, um dos expoentes do jornalismo baiano, falecido em outubro de 2024, aos 76 anos. O espaço vai dar suporte a profissionais e veículos de imprensa que irão cobrir a maior festa de rua do planeta, totalizando 97 metros quadrados de área.

Climatizada, a estrutura conta com capacidade para mais de 20 computadores, além de abrigar sala para coletiva de imprensa, almoxarifado, copa e uma sala de reunião onde o prefeito, secretários e demais gestores municipais farão balanços diários dos serviços municipais prestados durante a folia. O espaço deve ser inaugurado na próxima quinta-feira (27), às 11h.

A escolha do nome de José Carlos Teixeira, ou apenas Teixeira (como era conhecido entre familiares, amigos e admiradores), para o local, se deve à trajetória marcante de mais de cinco décadas do jornalista na comunicação. Afinal, o profissional se dedicou à informação e à cobertura dos principais eventos da Bahia, incluindo os festejos de Momo.

“Meu pai tinha uma relação de profundo respeito com o Carnaval e demais festas populares da Bahia. Como jornalista, sempre foi um defensor das nossas principais expressões culturais de nosso estado. Em um período mais recente, ele se dedicou a pesquisas sobre a história do Carnaval na Bahia e também sobre a presença dos artistas de samba da festa”, conta um dos filhos de Teixeira, João Pedro Pitombo.

A paixão pelo samba, inclusive, moveu Teixeira a escrever um perfil biográfico de Walmir Lima, autor do icônico “Ilha de Maré” e de dezenas de outros títulos gravados por alguns dos mais representativos intérpretes do gênero no país.

O livro, intitulado “Walmir Lima – Um Bamba da Bahia”, foi lançado em 2023 a partir de entrevistas feitas entre novembro de 2017 e julho de 2018, “contextualizando-as para mostrar que a história de Walmir e dessa safra de sambistas baianos é também um saboroso pedaço da Bahia”, como descreveu o autor.

Nos últimos anos, Teixeira se empenhava a escrever a biografia de Edil Pacheco, outro sambista que influenciou no fortalecimento dos blocos de samba do Carnaval de Salvador. Mas um acidente viria a abreviar a trajetória do jornalista.

Teixeira morreu no dia 10 de outubro de 2024 após sofrer um trauma na cabeça, decorrente de uma queda ocorrida quatro dias antes. Ele deixou a companheira Lenilde, com quem conviveu por 15 anos, os filhos Joanna e João Pedro – frutos do casamento anterior com a professora Eliana Pitombo -, o neto Ícaro, a enteada Maria Isabel, além de uma legião de amigos por todos os lugares onde passou.

Para João Pedro Pitombo, o pai era uma pessoa extremamente afetuosa, que carregou amizades por décadas. Em geral, era um tanto tímido e sério no trato, mas sempre divertido entre os seus. “Tinha uma ironia fina e uma agudeza de percepção como poucos. Com a antena sempre ligada, estava na profissão certa. Como jornalista, ele liderou equipes e identificou talentos. Foi um professor exigente, mas afetuoso. Aliava o rigor na apuração com um texto leve e com estilo próprio, que sempre nos dava prazer em ler”, definiu.

Mas o que Teixeira diria ao saber que a Sala de Imprensa do Carnaval 2025 levaria o nome dele? Para Pitombo, o pai faria alguma piada sobre a peça que o destino lhe pregou. “Com certeza, ele gostaria de estar presente”, completou.

No ano passado, ambos estavam juntos na inauguração da sala quando o homenageado foi o jornalista José de Jesus Barreto, um dos melhores amigos de Teixeira.

Biografia – Nascido em 1947 em Ruy Barbosa, cidade a 320 km de Salvador, José Carlos Teixeira passou a infância e juventude em Feira de Santana, onde desenvolveu amor pelos livros, fez teatro e participou do movimento estudantil contra a ditadura militar. Licenciado em Estudos Sociais pela Uefs, iniciou sua carreira jornalística em 1969 e foi fundador e editor-chefe do jornal Feira Hoje.

Já formado em Comunicação Social pela Ufba, trabalhou em veículos como Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, O Estado de S. Paulo e O Globo. Também atuou como assessor de imprensa e secretário de Comunicação em prefeituras baianas. Nos anos 2000, passou pela TVE Bahia e A Tarde, além de lecionar jornalismo.

Na política, candidatou-se a vereador em 1982 pelo MDB, defendendo a liberdade de expressão e a redemocratização. Além disso, Teixeira especializou-se em Marketing Político e trabalhou em campanhas em cinco estados e em Angola, onde viveu por três anos, antes de retornar ao Brasil.

Fonte: Secom PMS

Foto: Divulgação

Related posts

Salvador: Prefeituras-Bairro completam 300 mil atendimentos em 2023 e vão ampliar serviços com 5 unidades itinerantes

Fulvio Bahia

Prefeitura da capital baiana inicia requalificação do segundo trecho da orla de Praia do Flamengo e vai criar viveiro de restinga

Fulvio Bahia

Museu de Arte da Bahia recebe exposição de Moraes Moreira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais