Durante todo o Carnaval, a Prefeitura de Salvador vai operar com um esquema especial dos serviços municipais de mobilidade urbana e transporte público dos foliões. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em todos os dias de festa, espera-se que cerca de 2 milhões de pessoas utilizem o transporte coletivo por ônibus, táxis, mototáxis e ascensores, superando o número de usuários do ano passado.
Cerca de 239 linhas de ônibus estarão em operação na cidade, para atender a população que vai aproveitar a festa momesca nos diversos circuitos da folia. Dentre as linhas que circularão ininterruptamente, a partir da próxima quinta-feira (27), destaca-se a linha gratuita C010 (Lapa x Calabar) que neste ano contará com 72 veículos que trafegarão por corredores exclusivos no Vale dos Barris e na Avenida Centenário.
No ano passado, a linha foi responsável por transportar 512 mil pessoas e realizou 15 mil viagens. Além disso, reforçam o esquema de transporte 24h as linhas do BRT: B4 (Pituba x Lapa) e B5 (Rodoviária x Lapa), uma das grandes novidades deste ano.
Outro serviço que se destaca na operação é o Expresso Salvador, composto por ônibus expressos que conectam estacionamentos de shoppings aos circuitos carnavalescos. O Expresso Salvador opera em cinco trajetos sendo eles (Salvador Shopping x Barra), (Salvador Shopping x Ondina), (Shopping Paralela x Barra), (Salvador Norte x Barra) e (Salvador Norte x Barris). No total, o serviço será prestado por 140 veículos com ar-condicionado, e a tarifa será de R$22 por trecho – o bilhete pode ser adquirido nos postos situados nos shoppings Paralela, Salvador e Salvador Norte.
Os coletivos convencionais também terão pontos especiais de embarque e desembarque próximos aos circuitos do Carnaval, distribuídos no Vale do Canela, Avenida Garibaldi, Avenida Centenário e Praça Maria Felipa (antiga Cairu).
Ascensores – Já o Elevador Lacerda funcionará gratuitamente 24 horas por dia, a partir desta quinta-feira (27) até as 20h da Quarta-Feira de Cinzas (5). O Plano Inclinado Liberdade/Calçada também terá operação gratuita das 6h às 22h, entre sexta-feira (27) e 4 de março.
Táxis e mototáxis – Além disso, os foliões também poderão optar pelo transporte através dos 7.283 táxis e 1,2 mil mototáxis credenciados, que terão pontos de embarque e desembarque especiais nos circuitos.
O secretário da Semob, Pablo Souza, destaca que toda a operação é montada pensando primeiramente na população e no transporte seguro das pessoas. “Eu costumo dizer que mobilidade boa é mobilidade segura, então a gente desenha o projeto de forma muito cuidadosa pensando nas pessoas que irão para a festa. Nossas ações são planejadas com base na integração, inteligência e segurança para que todos os foliões que optarem pelo uso dos serviços de mobilidade urbana possam ser bem atendidos”, explicou.
Outro ponto destacado pelo gestor é a redução da circulação de veículos nas regiões próximas dos circuitos gerada pela Operação Carnaval. “Estamos muito animados e esperamos bater recordes de transporte de pessoas neste ano, quanto mais pessoas optarem pelo transporte público menos veículos estarão circulando nas proximidades dos circuitos do Carnaval, gerando consequentemente uma mobilidade mais tranquila e segura para todos”, completou Souza.
Fonte: Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto