BahiaCarnavalPolíticaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Carnaval 2025: Prefeitura desaconselha uso de confetes e serpentinas para evitar acidentes na rede elétrica

A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop) tem alertado a população sobre os riscos do uso de serpentinas e confetes no Carnaval. Isso porque esses itens comumente contêm metal na composição e podem causar curto-circuito quando em contato com a rede elétrica, sendo itens perigosos e não recomendados para uso durante a folia.

“As serpentinas, quando lançadas, podem ficar presas à fiação e causar curtos-circuitos, resultando em apagões que comprometem a iluminação dos circuitos e colocam em risco a segurança dos foliões. Além disso, quando arremessados em direção à rede elétrica, os produtos podem causar acidentes gravíssimos. No caso da serpentina, que fica presa à mão, quando em contato com o fio pode provocar um choque fatal”, alerta o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães.

Multa – O alerta também se estende aos trios e camarotes que lançarem serpentinas durante o Carnaval de Salvador. Os que adotarem a prática podem ser multados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), uma vez que o ato pode comprometer a segurança dos foliões.

Magalhães destaca ainda o empenho da equipe para manter a organização da festa e a segurança dos foliões. “A Diretoria de Iluminação trabalha para manter a festa bem iluminada e reforça a importância do cumprimento dessa regra para evitar acidentes e garantir um Carnaval seguro para todos. Contamos com a consciência e colaboração dos artistas e produtores para que respeitem essa determinação e ajudem a manter a folia segura e iluminada”, finaliza.

Legislação – A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) promulgou, no último dia 12, uma lei que proíbe a comercialização, o porte e o uso de serpentinas metalizadas em toda a Bahia. As multas variam entre R$5 mil e R$100 mil.

Fonte: Secom PMS
Foto: Divulgação

Related posts

Governo do Estado apresenta campanha do Novembro Negro

Fulvio Bahia

Selo Educadora Independente está de volta à programação da rádio pública

Fulvio Bahia

Prefeitura disponibiliza acolhimento e concede aluguel social a mais de 2 mil pessoas afetadas pelas chuvas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais