Assim como o axé music, que completa quatro décadas e tem um papel histórico e cultural na sociedade baiana, a ong cama há trinta anos promove ações de sustentabilidade e de afirmação da necessidade de valorização dos catadores de materiais recicláveis autônomos e cooperativados. Profissionais que atuam nas festas de ruas durante todo o ano e fazem com que a folia aconteça.
“A ação é uma forma de garantir a dignidade e a valorização dos catadores, além de promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental”, afirma Ana Carine, coordenadora executiva do centro de arte e meio ambiente.
A organização é uma das idealizadora do projeto eco folia solidária – o trabalho decente preserva o meio ambiente, junto com as cooperativas. A ação apoia os catadores(as) de materiais recicláveis há 20 anos e esse ano, serão quatro frentes de trabalho no carnaval de salvador.
Os blocos da sustentabilidade estarão em todos os circuitos do carnaval em sete centrais de apoio ao catador(a). Nesses locais, os catadores(as) autônomos comercializam os resíduos sólidos coletados e recebem o valor por kg e a bonificação do plástico. O trabalho desses profissionais desviam do aterro sanitário dezenas de toneladas de materiais recicláveis dos circuitos do carnaval.
Projetos
Eco folia solidária – o trabalho decente preserva o meioambiente:
Atuam nessa vigésima edição as cooperativas: camapet, cooperes, canore e a coleta cidadã, junto com ong cama. Está ação beneficiará 370 catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados, que serão apoiados através de duas centrais de apoio ao catador(a), localizadas no Politeama e Forte de São Pedro.
Carnaval cooprede:
Esse é o primeiro carnaval que será realizada a iniciativa que é formada pelas cooperativas: cooperbari, crun, coocreja e coopcicla, junto com a cooperbrava e a ong cama. Serão 400 catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados apoiados através de três centrais localizadas na barra na rua Miguel Burnier e na rua Marques de Leão. Além de outra na ladeira da montanha.
Carnaval solidário
O projeto também chega pela primeira vez na avenida e é executado pela cooperguary, junto com ong cama. Serão 600 profissionais que serão atendidos na central localizada na barra, na rua marques de leão, em frente a agência do banco do brasil estilo.
Coleta seletiva solidária no carnaval de salvador
A ação das cooperativas caec e cooperlix, junto com a ong cama beneficiará 300 trabalhadores(as) que serão apoiados através da central localizada na barra, na rua carlos chiaccio, em frente ao cristo.
Os quatro projetos vão apoiar 1.670 catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos e cooperativados. Os profissionais vão receber fardamento, equipamentos de proteção individual, sacos de ráfia.
Todas as 11 cooperativas e a ong cama fazem parte do fórum estadual lixo e cidadania da Bahia. Além disso, todos os projetos contam com o apoio do Governo do Estado da Bahia, do MPT-BA, MPBA, Prefeitura Municipal de Salvador e da Ambev.
Fonte / Foto: Ascom Ong Cama