BahiaMulherPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTrânsitoTransporteTransporte Público

Salvador é finalista do prêmio Smart City Expo Curitiba com projeto Mulheres no Volante

A Prefeitura de Salvador, por meio do projeto Mulher no Volante, foi anunciada como finalista na categoria “Equidade Social” do SmartCity Expo Curitiba Brazilian Awards 2025. O projeto visa promover a inclusão e a autonomia das mulheres no trânsito, oferecendo capacitação e oportunidades para o aumento da participação feminina no setor de transporte e mobilidade urbana.

A premiação reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis que buscam melhorar a qualidade de vida nas cidades e transformar desafios urbanos em soluções tecnológicas e sociais. A cerimônia de premiação acontece nesta terça-feira (25), em Curitiba (PR), onde os vencedores de cada categoria serão anunciados.

“O projeto Mulher no Volante se destaca por seu impacto direto na redução das desigualdades de gênero e pelo incentivo ao protagonismo feminino, refletindo o compromisso de Salvador com políticas públicas inclusivas e igualitárias”, destacou a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo. Na mesma categoria, estão concorrendo também os projetos “Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade” da cidade de Maceió (Alagoas), e “Oficina do nascer – Grupo de Educação em Saúde voltado para Gestantes e Parcerias”, da cidade de Nova Lima (Minas Gerais).

O anúncio dos finalistas ocorre no contexto da segunda edição do prêmio, que celebra a inovação nas cidades brasileiras. “Salvador se orgulha de estar entre as iniciativas que estão moldando o futuro das cidades mais justas e sustentáveis pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, a cidade teve o projeto “Salvador Capital Afro” concorrendo como finalista da categoria “Cidades Inteligentes”, completou a titular da SPMJ.

Impacto – O Mulher no Volante, iniciado em 2022, oferece CNH gratuita (A, B, C, D) para mulheres vulneráveis, com capacitação para condução de transportes individuais e coletivos. Além de formar mototaxistas e taxistas, prepara condutoras para o sistema BRT de Salvador, gerando impacto social, econômico e inovação para a cidade. A ação é uma parceria entre a SPMJ, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), e os serviços Social do Transporte e Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Desde o início do projeto, em 2022, foram oferecidas 215 vagas para beneficiárias, com um total de 144 inscritas. Destas, 112 mulheres concluíram a formação com sucesso, o que representa uma taxa de conclusão de 78%. Em 2024/2025, o projeto segue em andamento com 150 vagas disponibilizadas, das quais 50 já foram preenchidas. Até o momento, 47 mulheres seguem em formação e duas já concluíram o curso com êxito.

A implementação do programa Mulheres no Volante trouxe aprendizados valiosos que contribuíram para aprimorar a iniciativa e maximizar o impacto. Entre as principais lições, destaca-se a necessidade de ampliar o suporte às participantes, fortalecer parcerias estratégicas, combater estereótipos, criar políticas de incentivo e expandir o programa.

Prêmio – O SmartCity Expo Curitiba é o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, reunindo líderes, especialistas e autoridades para debater e promover soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano. O prêmio reconhece as melhores iniciativas que impactam positivamente a sociedade, promovendo a inclusão, inovação e sustentabilidade.

Fonte: Secom PMS
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Related posts

Inema promove soltura de animais silvestres após reabilitação no CETAS

Fulvio Bahia

Martagão homenageia empresas e organizações que apoiaram o hospital

Fulvio Bahia

Reda com 46 vagas fortalece a gestão ambiental na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais