MunicípiosSaúdeServiços

Camaçari: cerca de 50 procedimentos marcam início das cirurgias eletivas

Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), deu início à realização das cirurgias eletivas no município. Na oportunidade, foram executadas dez cirurgias gerais, sendo nove colecistectomias (que remove a vesícula biliar) e uma de hérnia umbilical.

Uma das pacientes que passou pela cirurgia de colecistectomia nesta terça é Cícera Maria da Silva, 45 anos. “Comecei a fazer exames no primeiro semestre do ano passado, mas a cirurgia não foi realizada. Este ano, em janeiro, refiz os exames e agora já vou ser operada. Esta é uma conquista vitoriosa. O atendimento da equipe foi acolhedor, prestativo, e demonstraram muita segurança, transmitindo alegria e paz”, relatou a moradora do bairro Parque das Mangabas.

Na quinta-feira (27), será a vez da realização de intervenções urológicas, como 13 vasectomias e quatro postectomias (também conhecida como circuncisão), além de cirurgias pediátricas, a exemplo de dez de hérnias umbilicais e 12 postectomias.

As cirurgias eletivas acontecem no Hospital do Polo e são frutos de contratos com o Governo do Estado. A titular da Saúde, Rosângela Almeida, esteve no local para desejar boa sorte aos pacientes e destacou a importância da ação. “Estamos iniciando as cirurgias eletivas e seguiremos com esses procedimentos. Tenho certeza de que será um sucesso, ajudando a ‘fazer a fila andar’. Sabemos que há pessoas esperando há mais de 5 anos por cirurgias e, graças a Deus, esse momento chegou. Convido todos a conhecerem e procurarem a regulação e suas unidades, para verificar a necessidade de realizar o procedimento. Estamos juntos”, enfatizou.

Ainda, conforme a gestora, a parceria com o Governo do Estado, que abrange, também, procedimentos nas áreas de ortopedia, oftalmologia (incluindo cirurgias de catarata), ginecologia, urologia e cirurgia geral, tem como objetivo ampliar a oferta do serviço e fortalecer o atendimento à saúde no município. 

Fonte / Foto: Secom PMC

Related posts

Paulo Afonso: Equipe da Seduc visita espaço onde funcionará o Centro Integrado de Atendimento Multidisciplinar (CIAM)

Fulvio Bahia

Hemoba incentiva as mulheres a doarem sangue

Fulvio Bahia

Inauguração do Núcleo Atipicidades de Ação Social fortalece inclusão em Catu

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais