Meio AmbienteMunicípiosreciclagemSustentabilidade

Camaçari: Limpec disponibiliza ponto fixo para venda de recicláveis no Festival de Arembepe

A administração municipal, através da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), em parceria com a iniciativa privada, vai garantir estrutura, serviços e equipamentos, que agreguem dinamicidade e segurança ao trabalho de coleta de recicláveis durante os três dias do Festival de Arembepe 2025, que acontecerá entre 29 e 31 de março.

Os catadores cadastrados vão poder contar com um ponto de comercialização in loco, onde poderão realizar continuamente a pesagem e a venda dos materiais. Os trabalhadores terão, ainda, um ponto de apoio onde poderão fazer as refeições, bem como ter acesso a equipamentos de proteção e orientações para realizar a tarefa de maneira segura e eficaz.

A colaboração reforça a valorização do trabalho dos catadores e a criação de uma cadeia sustentável que beneficia toda a comunidade. A gerente de Educação Ambiental da Limpec, Neide Cavalcanti, evidencia a importância da promoção de ações integradas, sustentáveis e sociais no coração da festividade. “São medidas essenciais para incentivar a participação dos catadores de material reciclável, garantindo condições dignas de trabalho e reforçando nosso compromisso com a economia circular e as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos [PNRS]”, explicou, informando que os catadores receberão, com antecedência, kit com protetor auricular, protetor solar, óculos de proteção, camisa confeccionada em tecido com proteção solar UV, boné, luvas, botas e crachá de identificação.

Durante o evento, o stand da Limpec estará instalado no estacionamento localizado da entrada principal de Arembepe, onde os catadores, ainda, poderão descansar e fazer alongamento, pois serão beneficiados, também, com momentos de exercício laboral, orientados por um profissional. Além disso tudo, a empresa ficará responsável pelo fornecimento de lanches, almoços e transporte para os profissionais.

Já os resíduos coletados, serão comercializados no Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV), localizado ao lado da Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, onde a empresa parceira, que comprará diretamente o material reciclável, estará com a balança para pesar a medida em que forem sendo entregues pelos catadores.

De acordo com a Limpec, em reunião com os agentes ambientais da instituição, bem como com representantes da empresa parceira, foram expandidas as possibilidades de comercialização para além das latinhas, incluindo, ainda, papelão e plástico. 

Fonte: Secom PMC
Foto: Patrick Abreu

Related posts

Equipe de Débora Régis inicia reuniões setoriais durante transição de governo em Lauro de Freitas

Fulvio Bahia

Catadores(as) de materiais recicláveis da Bahia se reúnem pela primeira vez com Tribunal Regional do Trabalho – TRT- 5

Fulvio Bahia

Juazeiro: CMDCA divulga lista de candidatos inscritos para processo eleitoral do Conselho Tutelar do município

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais