Câmara Municipal de SalvadorEducaçãoPolíticaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

CMS: Hamilton Assis indica projeto para que prefeitura pague o piso salarial nacional às professoras e professores de Salvador

Edil cobra o cumprimento da lei federal e questiona o município sobre a negligência com as/os profissionais de educação

O vereador Professor Hamilton Assis (PSOL) encaminhou o Projeto de Indicação 129/2025 onde solicita que a prefeitura de Salvador pague o valor do piso nacional das/os professoras/es, definido pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, os profissionais do município recebem, em média, R$ 2.800,00, enquanto o piso nacional para 2025 foi fixado em R$ 4.867,77.

Para o edil é uma situação inaceitável, afinal a Prefeitura de Salvador não faz o mínimo, que é valorizar as trabalhadoras e trabalhadores da educação. “Falamos de professoras e professores que em Salvador recebem mais de 2 mil reais a menos do que o piso nacional. Temos profissionais com especialização, mestrado, doutorado, com excelente qualificação que precisam se sobrecarregar e viver jornadas exaustivas devido a negligência do prefeito”, explica o vereador, que é professor de carreira e conhece bem a realidade do chão da escola.

No pedido, o edil solicita ao município que adote com máxima urgência medidas para cumprir a Lei Federal nº 11.738/2008, que estabelece o piso salarial nacional das/os profissionais do magistério. O edil ainda solicita que a medida respeite o plano de carreira e garanta a dignidade e valorização aos profissionais da educação no município de Salvador. O não pagamento do piso representa um grave retrocesso e um desrespeito à categoria docente. 

“Na imprensa ouvimos o prefeito Bruno Reis falar em investimento na educação, em construções de escolas, mas a realidade para quem vive o dia a dia nas escolas é outra. Valorizar a educação é respeitar as trabalhadoras e os trabalhadores que dedicam a vida à transformar o mundo através da educação. Bruno Reis está fora da lei ao não pagar o piso nacional e é isso que precisamos entender”, diz Hamilton Assis.

O projeto de indicação segue em tramitação na Câmara de Vereadores.

Fonte: Ascom vereador Professor Hamilton Assis
Foto: MusseFotos

Related posts

CMS: Carlos Muniz tem reunião com dirigentes da Força Invicta

Fulvio Bahia

Codecon realiza “Operação em Cena” para fiscalizar cinemas em Salvador 

Fulvio Bahia

Salvador: Semop realiza ação de ordenamento do comércio ambulante em Paripe

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais