BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúdeServiços

SMS oferece serviços gratuitos em Salvador contra câncer do colo do útero

Março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Neste mês, além da passagem pela Dia Internacional da Mulher (dia 8), também é celebrado o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero (dia 26). Para reforçar a conscientização sobre o tema, métodos de prevenção e tratamento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador oferece uma gama de serviços nas unidades básicas da rede, como consultas ginecológicas, exames diagnósticos e vacina.

A campanha Março Lilás tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. A doença, causada por uma infecção desencadeada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), é a terceira com maior incidência na população feminina, depois do câncer de mama e do câncer colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

“A prevenção é sempre o melhor método e pode ser feita através da vacinação contra o HPV e o uso de preservativo durante a relação sexual. O exame preventivo também é de suma importância e deve ser feito periodicamente após o início da vida sexual, porque através dele é possível detectar as lesões no colo do útero ainda em estágios precursores do câncer, tratá-las adequadamente e evitar a ocorrência da doença. Todos esses serviços estão disponíveis através do SUS”, explica a referência técnica de Saúde da Mulher da SMS, Dândara Santos.

Em 2024 foram realizados mais de 65 mil exames no município, entre rastreamentos e investigação diagnóstica de lesões suspeitas. Quando identificada a lesão com esse perfil, a paciente é encaminhada para acompanhamento nos multicentros e hospitais, para que seja dada continuidade ao tratamento.

A vacina contra o HPV está disponível no Calendário Básico de Vacinação dos Adolescentes, meninos e meninas de 9 a 14 anos e para as pessoas de 15 a 19 anos não vacinadas. O imunizante pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Os locais de vacinação podem ser consultados através do Fala Salvador, no número 156, ou pelo site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Fonte: Secom PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

Em audiência com o prefeito de Salvador, Lídice, Alice e representantes de movimentos de mulheres apresentam demandas em defesa das vítimas de violência doméstica

Fulvio Bahia

Novas sedes da Delegacia Territorial e da 4ª Companhia reforçam segurança em Iaçu

Fulvio Bahia

OSBA faz Concerto de Páscoa na Sala do Coro do TCA

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais