Ação SocialBahiaEducaçãoInclusão Social

Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos tem inscrições prorrogadas até 09 de abril


100% gratuito, o programa do Instituto Yduqs em parceria com a Estácio está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025
 
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio e a Wyden, está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025. As inscrições foram prorrogadas até o dia 09 de abril e podem ser realizadas no site do instituto em institutoyduqs.com.br/alfabetizacao ou diretamente em uma das 22 instituições de ensino parceiras. Em Salvador, a inscrição pode ser realizada na unidade da Estácio, que fica na Rua Xingu, n. 179 – Stiep. As aulas, gratuitas e com todo o material didático necessário incluído, terão início ainda em em abril. Esta edição marca a ampliação do programa, que agora chega também às cidades de São Luis (MA), Imperatriz (MA), Maceió (AL), além de Cabo Frio, Resende e Campos dos Goytacazes (RJ).

“Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para centenas de alfabetizados. No primeiro semestre de 2025, expandimos nossa atuação inaugurando o programa em novas regiões, contribuindo ainda mais para uma sociedade com mais dignidade e equidade”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte.
 
Com uma metodologia própria desenvolvida para a alfabetização de jovens e adultos, o programa possui dois módulos, cada um com duração de quatro meses. O módulo I capacita os alunos a ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples. Já o módulo II, tem por objeto o aperfeiçoamento da leitura, interpretação de texto de forma crítica e escrita, acolhendo também o público que se enquadra no analfabetismo funcional. Os módulos são independentes e contam com monitores – alunos dos cursos superiores como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – e a participação do corpo docente da instituição. As aulas, ministradas com ênfase na afetividade e sensibilidade, ocorrem duas vezes por semana, com três horas de duração cada.
               
“A cada conquista de um aluno alfabetizado, demonstramos que, apesar das dificuldades, a educação é a chave para uma vida melhor e mais independente para muitos brasileiros que só precisam da oportunidade certa. A cada semestre, queremos levar essa oportunidade para mais pessoas”, afirma Cláudia Romano.
 
A iniciativa tem a atriz Malu Mader como madrinha e reúne mais de 70 integrantes, entre coordenadores, professores e monitores dos cursos de licenciaturas da Estácio. Ao todo, o programa já atendeu mais de 2000 alfabetizados na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades do entorno dos campi de ensino da Estácio que participam da iniciativa.
 
Analfabetismo no Brasil
Mesmo com avanços, o país ainda lida com números preocupantes. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda tem 9,3 milhões de analfabetos, doas quais 8,3 milhões têm mais de 40 anos. Esse problema é mais acentuado nas regiões Norte e Nordeste, afetando de maneira desproporcional mulheres negras, pardas e moradores de zonas rurais.
 
Para transformar a vida de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das unidades de ensino participantes. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania.
 
Sobre o Programa de Alfabetização
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs é uma iniciativa de impacto social que busca combater o analfabetismo e promover a cidadania. Lançado em 2018, o programa utiliza uma metodologia própria que já alfabetizou mais de 2000 pessoas. Em parceria com instituições de ensino superior privadas, a iniciativa é oferecida gratuitamente em 22 campi localizados nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3, 4 e 10 da ONU, o programa conta com cerca de 70 alfabetizadores comprometidos em promover a inclusão e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Saiba mais em institutoyduqs.com.br/alfabetizacao
 
Serviço:

O QUE? Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio
QUANTO? Gratuito (incluindo material didático)
COMO? Estácio Salvador. Rua Xingu, 179 – Stiep. Inscrições na sala de Atendimento ao Calouro – Térreo.
QUANDO? Início das aulas Abril de 2025
COMO? Informações e inscrições até 28 de março: institutoyduqs.com.br/alfabetizacao

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

Na Bahia, Lula anuncia retomada do Minha Casa, Minha Vida nesta terça-feira

Fulvio Bahia

Geraldo Júnior participa da caminhada da SSP-BA no circuito Barra-Ondina

Fulvio Bahia

Prevenção à Hipertensão Arterial e serviços de saúde gratuitos são oferecidos na Estação Bairro da Paz

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais