Na última segunda-feira (7), cerca de 70 mulheres compareceram à Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva, a popular Praça da Simpatia, para participar do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama do Governo do Estado, que oferta, de forma gratuita, exames de mamografia. Realizada em uma carreta adaptada, a ação, que é promovida através da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é voltada para mulheres entre 40 e 69 anos, com o objetivo de promover a prevenção, detecção precoce e o encaminhamento ao tratamento adequado da doença, caso necessário.
Entre as atendidas estava a autônoma Renata Santiago, 49 anos, moradora do bairro Parque das Mangabas, que contou nunca ter feito o exame antes. “Tinha medo do incômodo, mas fui orientada no posto de saúde e me tranquilizaram. Resolvi fazer por ser uma forma de me proteger e ficar alerta com a minha saúde. O atendimento aqui está muito bom”, disse.
Tendo o cuidado com a saúde como parte da rotina, a dona de casa Vera Lúcia Santos, 65 anos, ressaltou que o último exame realizado foi em 2023. “Então, vim repetir para monitorar. É muito importante estarmos atentas à nossa saúde”, pontuou a moradora do bairro Natal.
A ação também alcançou mulheres que, por diferentes motivos, estavam há algum tempo sem realizar o exame, como Helena Guimarães, 60 anos. Operadora de caixa e residente na Gleba A, ela viu na iniciativa uma oportunidade. “Acho ótima essa ação. Amigas minhas já enfrentaram o câncer de mama, e a mamografia é a forma que temos de detectar precocemente”, enfatizou.
Com emoção, a vice-prefeita de Camaçari, Pastora Déa Santos, também esteve presente. “É um momento de alegria. Estamos cuidando da saúde das mulheres, que precisam desse olhar sensível para a prevenção. Nosso intuito é oferecer o melhor para a população. A ação também será levada para a orla, ampliando nosso alcance”, reforçou, incentivando que as mulheres avisem umas às outras sobre a iniciativa.
A titular da Sesau, Rosângela Almeida, destacou o cuidado por trás da organização. “Essa ação foi articulada com muito carinho. Quero que as mulheres se sintam abraçadas e cuidadas. A mamografia é essencial para o rastreio do câncer de mama e para o diagnóstico precoce da doença”, disse.
Enquanto aguardavam atendimento, as mulheres participaram de atividades, como a terapia corporal Lian Gong, que faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), ministrada pelo profissional de educação física Francisco Brandão. Também houve distribuição de lanches, criando um ambiente de acolhimento.
A carreta adaptada possui plataforma elevatória, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ao todo, são oferecidos 140 exames por dia — 70 pela manhã e 70 à tarde —, com expectativa de atendimento para até 2.100 mulheres ao longo da ação em Camaçari, quando a primeira etapa acontece até sábado (12), na Praça da Simpatia. Já a segunda fase será entre os dias 14 e 26 de abril, em Barra do Jacuípe, na orla, embaixo da passarela que dá acesso à localidade.
Para realizar o exame, é necessário agendamento prévio nas unidades de saúde, com apresentação do cartão SUS, documento de identificação e comprovante de residência. No dia da realização do exame, a paciente deve levar, além dos documentos, a requisição médica para que o procedimento seja efetivamente realizado e, caso tenha, a última mamografia realizada.
O Programa de Rastreamento do Câncer de Mama tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma medida importante para o diagnóstico precoce da doença, que é fundamental para um tratamento mais eficaz, aumentando as chances de cura e reduzindo os impactos.
Fonte: Secom PMC
Foto: Everaldo Paixão e Emile Lira