BahiaCapacitaçãoGoverno do EstadoInclusão Social

Programa Vida Melhor Urbano certifica 200 beneficiários em Salvador com cursos de qualificação profissional

Ao receber o certificado do curso de técnicas de vendas, a artesã Semirames Oliveira não escondia o orgulho. Moradora do bairro de São Marcos e mãe de dois filhos, ela sonha em expandir sua atuação no artesanato e abrir sua própria loja. “Esse curso me deu muito mais que técnicas, me deu confiança. Agora sei que posso investir no meu trabalho com mais segurança”, afirmou. Ela é uma das cerca de 200 pessoas que participaram, nesta segunda-feira (14), da solenidade de entrega dos certificados dos cursos de qualificação profissional do Programa Vida Melhor Urbano, promovido pelo Governo do Estado.

A cerimônia, realizada no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, marcou a entrega dos certificados dos cursos de gestão de negócios e educação financeira, marketing digital, técnicas de vendas, doces e salgados, depilação, corte e escova. A iniciativa, promovida por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), integra o Programa Vida Melhor Urbano, que visa fortalecer a autonomia dos participantes e a economia popular urbana, promovendo inclusão socioprodutiva e geração de oportunidades.

A expectativa é que mais de 6 mil pessoas passem pelos cursos e sejam certificadas até o final deste ano. Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, a qualificação profissional é fundamental para fortalecer os empreendedores da economia informal. “A entrega desses certificados representa um marco para essas pessoas. Com mais conhecimento e ferramentas, elas estão mais preparadas para empreender e gerar renda, superando as barreiras da vulnerabilidade social. É uma iniciativa que promove dignidade e inclusão”, destacou a secretária.

Para muitos beneficiados, como Áurea Rita, o certificado em marketing abre caminhos concretos para o empreendedorismo. “Com esse curso, agora sei como divulgar meu trabalho e alcançar mais clientes. A qualificação ampliou minha visão e meu alcance. Já comecei a aplicar o que aprendi e estou tendo retorno”, disse ela.

Investimento e impacto social

A ação faz parte de um conjunto de investimentos de R$ 24 milhões realizados pelo Governo do Estado nas Unidades de Inclusão Socioprodutiva (UNIS), localizadas em diferentes regiões da Bahia, como a Região Metropolitana, Portal do Sertão, Sudoeste, Litoral Sul, Extremo Sul e Costa do Descobrimento.

Além dos cursos, o programa também oferece apoio na formalização de negócios como Microempreendedor Individual (MEI), acesso ao microcrédito, estudos de viabilidade econômica e suporte na gestão e comercialização dos produtos e serviços.

Para quem participou da qualificação, o sentimento é de gratidão e esperança. “É um recomeço. Agora estou mais preparada para crescer com meu salão”, contou Luana Costa, certificada no curso de gestão financeira. “Esse certificado não é só um papel, é uma porta aberta para o meu futuro.”

Fonte: Secom GovBa
Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Related posts

Governo do Estado convoca mais 21 professores classificados em seleção pública para Educação Profissional

Fulvio Bahia

Campanha de doação de sangue da Festa de Santa Dulce começou na última quinta-feira (03), com ingressos para futebol e shows, e vai até o dia 13

Fulvio Bahia

Turismo baiano é promovido em quatro países da Europa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais