MunicípiosServiços

Lauro de Freitas: gestão marca 100 dias de ações concretas na Saúde, reconstrução e compromisso com a população

Um novo tempo para a saúde de Lauro de Freitas já começou. Sob a liderança da prefeita Débora Regis, a Prefeitura está promovendo uma verdadeira transformação na saúde pública do município. Em apenas 100 dias de gestão, os avanços são visíveis, com ações voltadas à qualificação do atendimento, valorização dos profissionais de saúde e ampliação do acesso com qualidade e dignidade. Todas as iniciativas estão sendo conduzidas com uma visão integrada e transversal do cuidado.

Entre os principais marcos, destaca-se o investimento de mais de R$1,1 milhão na aquisição de medicamentos, garantindo o abastecimento regular das unidades de urgência, atenção primária e especializada. A medida assegura mais segurança para quem busca atendimento e fortalece a confiança da população no sistema público de saúde.

Outro avanço relevante foi a assinatura da ordem de serviço para a requalificação do Pronto Atendimento (PA) de Areia Branca, que passará a contar com uma estrutura mais moderna, acolhedora e adequada às necessidades da comunidade, uma resposta concreta a uma demanda histórica.

A descentralização da marcação de exames laboratoriais e de imagem diretamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs), como raio-x, é outra iniciativa de impacto. A medida torna o acesso mais ágil, reduz filas e humaniza o atendimento.

Com a condução da secretária interina Elba Brito, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) realizou um diagnóstico situacional da rede de atenção, permitindo a criação do Colegiado de Gestão, um espaço permanente de planejamento participativo, decisões estratégicas e diálogo com as equipes técnicas. A iniciativa promove mais transparência, eficiência e resultados concretos.

A rede de urgência e emergência foi fortalecida com a implantação dos serviços de telecardiologia e telerradiologia na UPA de Itinga e no Hospital Jorge Novis, acelerando diagnósticos e otimizando atendimentos.

Estudos técnicos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde identificaram a viabilidade de reativar estruturas estratégicas, como o PASAI (antigo PA Santo Amaro de Ipitanga), que se encontrava abandonado. A partir desse diagnóstico, a prefeita Débora Regis assinou a ordem de serviço para a requalificação do espaço, que passará por ampla reforma e abrigará a nova sede do PA Nelson Barros.

Outro destaque foi o lançamento do Programa Lauro Fila Zero, que visa reduzir drasticamente o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos médicos, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento à população.

A gestão também tem investido fortemente em prevenção e cuidado integral. No Dia D da Prevenção, realizado em 15 de março em todas as USFs, foram realizados mais de 800 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de cerca de 200 coletas de exame preventivo. O preventivo também voltou a ser ofertado de forma regular nas Unidades de Saúde da Família.

Além disso, como parte das ações do Março Mulher e com o objetivo de reduzir a fila de espera por exames essenciais para a saúde da mulher, a Prefeitura promoveu, nos dias 12 e 28 de março, dois mutirões de exames de imagem, com a realização de 280 ultrassonografias e 180 mamografias. As atividades garantiram diagnóstico precoce, atenção especializada para mulheres acima de 40 anos e o acolhimento de mais de 2 mil pessoas.

A valorização dos profissionais de saúde também foi prioridade. A Prefeitura quitou parcelas atrasadas do piso da enfermagem e os salários de dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Além disso, mantém um diálogo aberto com os sindicatos, ouvindo e acolhendo as pautas prioritárias dos servidores.

Os serviços também chegaram às populações mais vulneráveis. A reativação do Consultório na Rua garantiu atendimento a mais de 300 pessoas em situação de rua entre janeiro e março. Três novas salas de atendimento odontológico também foram abertas nas USFs do Tarumã e São Judas Tadeu, ampliando o cuidado bucal na rede.

Entre janeiro e março, foram realizados mais de 33 mil atendimentos e procedimentos nas USFs e aplicadas 21.693 doses de vacinas. A eleição da secretária Elba Brito como coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) Salvador fortalece ainda mais a presença de Lauro de Freitas nos espaços regionais de decisão.

Por fim, a população também foi beneficiada com a entrega de uma nova unidade de suporte avançado do SAMU 192. Uma ambulância totalmente equipada para atendimentos de urgência e emergência, ampliando a capacidade de resposta e salvando vidas.

Com coragem, planejamento e ação, a gestão da prefeita Débora Regis está reconstruindo a rede pública de saúde, com foco nas pessoas, no cuidado humanizado, na dignidade e na eficiência.

Fonte: Secom PMLF
Foto: Jean Victor

Related posts

MPBA: Prefeito de Serrinha é acionado, após causar dano de mais de R$ 25 milhões ao Município

Fulvio Bahia

Itabuna: XXXV Jornada Pedagógica abre o ano letivo 2023, cuja expectativa é superar 20 mil alunos

Fulvio Bahia

FPI deflagra a 47ª etapa com ações de prevenção e fiscalização na região de Irecê

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais