BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúdeServiços

SMS promove programação especial em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo dados do Ministério da Saúde. Com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce e a adoção de hábitos saudáveis de vida, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador promove diversas ações durante toda a semana que antecede o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado no dia 26 de abril.

Mais de 120 unidades de saúde estão realizando diversas atividades como rodas de conversa, oficinas, palestras educativas e abordagens em salas de espera sobre prevenção e controle da hipertensão. Além disso, haverá ações no Sábado do Homem e atividades extramuros, quando também serão distribuídos panfletos informativos para dar maior visibilidade à importância do enfrentamento das doenças crônicas. A programação completa pode ser conferida no site www.saude.salvador.ba.gov.br/programacao-hipertensao-arterial/.

De acordo com Manuela Maciel, técnica do Campo Temático de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SMS, medidas preventivas como a prática regular de atividade física, alimentação equilibrada, cessação do tabagismo, redução do consumo de álcool e manejo do estresse são essenciais para uma melhor qualidade de vida. “Durante todo o ano, buscamos conscientizar a população sobre os principais comportamentos que levam à hipertensão, sintomas e a importância do tratamento adequado e hábitos saudáveis. Neste período reforçamos nossas ações”, destaca.

Sobre a doença – A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma condição crônica caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão sanguínea nas artérias. Isso exige que o coração faça um esforço maior do que o habitual para bombear sangue adequadamente pelo corpo. A hipertensão também representa um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares.

Fonte: Secom PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

SEC inicia o Março Mulher com atividades voltadas à saúde e ao bem-estar emocional

Fulvio Bahia

UPB, Cosems/BA e Alba entregam carta à ministra da saúde pedindo ampliação dos recursos repassados para pagamento do piso da enfermagem

Fulvio Bahia

81% das ações judiciais para obter canabidiol para autismo em crianças e adolescentes são negadas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais