BahiaBrasilGoverno do EstadoPovos Indígenas

Sema e Inema priorizam demandas indígenas em encontro com as nações Pataxó e Tupinambá

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) se comprometeram, nesta terça-feira (29), em acelerar as demandas ambientais em terras indígenas Pataxó e Tupinambá. Durante reunião com lideranças da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá (Finpat), foram delineadas estratégias para agilizar o atendimento das demandas e fortalecer a fiscalização nas áreas indígenas, visando coibir infrações e garantir a proteção dos territórios.

“Nosso objetivo é construir soluções que atendam às necessidades reais das comunidades e garantir a proteção ambiental em suas terras”, destacou o secretário Eduardo Mendonça Sodré Martins. Como resultado do encontro, foram anunciadas medidas como a criação de um canal exclusivo para denúncias ambientais em terras indígenas, a definição de um cronograma para agilizar processos e a realização de visitas técnicas às áreas mais críticas.

A urgência na regularização da instalação de energia elétrica em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) sobre territórios indígenas foi um dos mais destacados pelas lideranças. “A regularização da energia é vista como uma medida essencial para melhorar as condições de vida e garantir a saúde e segurança das populações indígenas. Já presenciamos comunidades que não conseguem sequer armazenar vacinas por falta de energia”, afirmou Kahu Pataxó.

Lideranças também formalizaram denúncias de empreendimentos em terras indígenas e o despejo de esgoto em lagoas próximas às aldeias. A diretora-geral do Inema, Maria Amélia, destacou a importância da colaboração das comunidades para agilizar a fiscalização. “Quando detectamos uma infração, aplicamos multas proporcionais aos danos e determinamos interdições. O apoio das comunidades é fundamental, principalmente por meio de denúncias nos canais oficiais do Inema, para podermos agir rapidamente contra essas infrações.”

A expectativa da Finpat é que os compromissos assumidos avancem com celeridade e se tornem modelo para a formulação de políticas públicas mais eficazes. O líder Eduardo Pataxó reforçou a urgência das ações: “Enquanto mantemos a vegetação nativa preservada em nossas terras, o entorno sofre com o avanço do desmatamento. Contamos com a Sema e o Inema como aliadas, mas vamos acompanhar de perto a evolução de cada demanda.”
 

Fonte: Ascom/Sema-Inema
Foto: Tiago Júnior/Ascom Sema-Inema

Related posts

Com 9.428 novos postos em maio, a Bahia gerou 42.624 vagas no ano

Fulvio Bahia

Defensoria vai promover mutirão para evitar despejo dos mais vulneráveis de Nova Canaã, em Alcobaça

Fulvio Bahia

Bellator 295: com joelhada brutal, Patchy Mix conquista GP dos galos e prêmio milionário

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais