Com ações práticas e olhar humanizado, hospital reforça o compromisso com a inclusão e a acessibilidade dos pacientes e familiares
Salvador, 30 de abril de 2025 – O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade pública administrada pelo Einstein, iniciou, nesta semana, uma série de ações voltadas ao atendimento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, visando a inclusão e acessibilidade dessas pessoas.
As medidas incluem atendimento de prioridade zero em todas as recepções, identificação diferenciada no prontuário eletrônico, instalação de assentos prioritários e reserva de vagas de estacionamento sinalizadas com o símbolo do quebra-cabeça, ícone que simboliza a complexidade e diversidade das pessoas com TEA.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 70 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista no mundo, sendo cerca de 2 milhões de brasileiros. O distúrbio é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.
“Ao adotar essas práticas, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia contribui para a criação de um ambiente mais inclusivo, respeitando a dignidade dessas pessoas”, afirma Neila Pigatti, coordenadora de Qualidade do HOEB.
Além da adaptação dos espaços físicos, os colaboradores do hospital também serão capacitados para um atendimento mais humanizado a pessoas com TEA. O treinamento será conduzido no próprio hospital pelo Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – o CRE-TEA.
“Estamos dando mais um passo na construção de uma sociedade onde a diversidade e a inclusão deixam de ser apenas valores para se tornarem práticas cotidianas”, destaca Neila.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 04 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.
Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação