Campanha de conscientização sobre o Lúpus incluiu abraço às “Gordinhas de Ondina”
Organizado pela Associação LOBA – Lúpicos Organizados da Bahia, o abraço às “Gordinhas de Ondina”, esculturas de Eliana Kertész que representam a diversidade, marcou o início do Maio Roxo, campanha de conscientização sobre o Lúpus, doença autoimune que afeta 10 vezes mais as mulheres. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que é profissional de saúde e defensora do SUS, parceira da entidade desde os primeiros mandatos, prestigiou o evento e defendeu o reforço das políticas públicas para o segmento.
As “gordinhas” que formam o monumento Meninas do Brasil, instalado em 2004, mesmo ano de fundação da LOBA, foram vestidas com a cor da campanha e assim permanecerão durante todo o mês. “Ha 20 anos a LOBA desempenha um papel importante para os pacientes diagnosticados com Lúpus e suas famílias, na luta por direitos assistidos e melhores condições de acesso à saúde”, frisou Aladilce, que é líder da Bancada de Oposição na Câmara de Salvador, parabenizando a Associação, em nome da presidente Jacira Santos, pela iniciativa.
A campanha, segundo ela, é fundamental para dar visibilidade às lutas e desafios enfrentados pelas pessoas portadoras da doença autoimune. “Maio é o Mês Roxo, dedicado à conscientização sobre o Lúpus, e reforço o meu compromisso com a causa. É essencial que a sociedade conheça mais sobre a doença, combata o preconceito e apoie políticas públicas que garantam diagnóstico precoce, tratamento adequado e mais qualidade de vida para os(as) lúpicos(as)”, ressaltou Aladilce, colocando o mandato, mais uma vez, à disposição do segmento.
Fonte: Ascom ver Aladilce Souza PCdoB
Foto: Victor Queirós