ArteCulturaInclusão SocialLazerMuseu

Museus baianos celebram Semana Nacional com programação diversa e interativa

Começou na última terça-feira (13) a 23ª Semana Nacional de Museus, com atividades que seguem até domingo (18), em várias instituições culturais da Bahia. Organizada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), a iniciativa busca aproximar os museus do público e reforçar a importância desses espaços para a preservação da memória coletiva. Mais do que um evento anual, é um convite para refletir sobre os museus como lugares vivos, onde tradição e inovação se encontram para construir novos futuros.

Com o tema ‘O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação’, a programação acontece no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-Bahia), no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Museu de Arte Moderna (MAM), em Salvador; e no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. A agenda traz oficinas, instalações interativas, exibições de filmes e experiências com tecnologias digitais, com foco na democratização do acesso à cultura e no fortalecimento do vínculo entre os museus e a sociedade.

“A Semana de Museus é um convite para a sociedade ocupar esses espaços, tornando-os locais de troca, reflexão e construção de um futuro mais inclusivo”, afirma Adriana Cravo, diretora de Museus do IPAC.

Entre os destaques está a oficina Olhares da Quebrada: Fotografia e Edição com Smartphone, ministrada por Jonathan de Melo, no MAB, que atraiu jovens interessados em explorar a criatividade com o celular. “Foi legal ver que o museu também é um lugar pra gente criar coisas novas e usar a nossa imaginação, não só pra aprender sobre o passado”, disse Nicolas Apolo, de 11 anos, depois de participar da atividade.

No MAC-Bahia, a instalação Aquário combina arte e tecnologia em um ambiente sensorial que impressionou a professora aposentada Maria do Carmo, 68 anos. “As exposições são uma janela para a nossa cultura e mostram que o museu é, de fato, um lugar para todos”, disse.

A Semana Nacional de Museus é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. Em 2025, o foco está na valorização do patrimônio imaterial, na inclusão da juventude e no uso de novas tecnologias como ferramentas de democratização e inovação.

Programação
Até domingo (18), o público poderá participar de atividades que integram arte, tecnologia, bem-estar e memória. No MAC-Bahia, a instalação Aquário está aberta todos os dias, das 15h às 18h. Também estão previstas oficinas de criação de hologramas com garrafa PET, introdução à programação criativa com p5.js — uma ferramenta que ensina lógica de programação por meio de experimentos visuais —, além da imersiva Corpo Indumentária/Transe, voltada a artistas afrodescendentes. Nas noites de sexta-feira (16) e sábado (17) estão programadas ainda visitas guiadas com lanternas, que prometem uma experiência lúdica e sensorial para todas as idades.

Além das oficinas de fotografia e atividades para crianças, no MAB, o público poderá participar de rodas de conversa sobre a obra de Carybé e assistir ao recital Carybé e a Bahia, na sexta-feira (16).

No MAM, o sábado (17) será de arte e contação de histórias com Goya Lopes, enquanto o PHCA, no Recôncavo, oferece oficinas de pulseiras artesanais, contação de histórias e o Festival Comida do Lugar, que celebra a cultura local por meio da gastronomia e do saber popular.

Fonte: Secom GovBa
Foto: Wuiga Rubini

Related posts

‘Tempo de Luta’: TVE exibe série sobre irmandade entre mulheres cis e trans, a partir desta terça (12)

Fulvio Bahia

Aberta convocatória de ocupação da Sala do Coro para segundo semestre de 2024

Fulvio Bahia

LITEATRO: Exposição que revela bastidores do processo criativo da escritora baiana Lucianna Ávila segue em cartaz no Teatro Gamboa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais