Meio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorreciclagemSalvadorSustentabilidade

Salvador firma parceria com a Green Eletron para reforçar coleta de lixo eletrônico e pilhas

A cidade de Salvador deu mais um passo importante de sustentabilidade e educação ambiental. Em parceria com a Green Eletron, entidade gestora de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas, e com o apoio do Ministério Público, a Prefeitura está expandindo a rede de coleta desses resíduos, agora com pontos públicos acessíveis à população. A ação teve início nesta quarta-feira (14), na Estação da Lapa, com atividades de conscientização e coleta.

Até então, a capital baiana já contava com mais de 200 pontos de coleta de pilhas e mais de 50 pontos de coleta de produtos eletroeletrônicos instalados em estabelecimentos privados, como shoppings e lojas. Com a nova parceria, a população agora poderá descartar corretamente esses materiais também em locais públicos, aumentando significativamente o alcance da iniciativa.

“Estamos começando uma campanha hoje e a nossa intenção é expandir muito mais a quantidade de pontos em que a população possa levar os seus produtos eletroeletrônicos sem uso ou quebrados e as pilhas de baterias para serem descartadas. Estamos iniciando aqui na Estação da Lapa e nós vamos ampliar para outras estações e esperamos fazer outras atividades em parceria, como drive-thrus em locais indicados pela Prefeitura. Isso é fundamental porque a população precisa de acesso fácil para descartar corretamente esse tipo de resíduo”, afirmou Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.

A disponibilização de espaços públicos pela Prefeitura representa um marco importante para a democratização do descarte consciente, reforçando o papel do poder público na articulação de políticas ambientais integradas.

“Até hoje, todos esses 200 pontos de pilhas e mais de 50 de eletroeletrônicos foram implantados em centros privados. Agora, com essa parceria com a Prefeitura de Salvador e o Ministério Público, teremos locais públicos disponíveis também. Isso amplia o acesso da população, especialmente em regiões onde não há shoppings ou grandes comércios. A Prefeitura conhece a cidade e sabe onde é mais estratégico disponibilizar esses pontos. Esse apoio é fundamental para o sucesso da campanha”, destacou Brescansin.

Além da coleta, a ação conta com atividades educativas e de sensibilização junto a estudantes e frequentadores da Estação da Lapa. Para Walter Pinto Júnior, subsecretário da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), presente no evento, a educação ambiental é chave nesse processo.

“A escola é a casa de construção do conhecimento e do senso crítico. E é por isso que estamos aqui, integrando sustentabilidade e educação. Essa campanha dialoga com o futuro, porque trata da consciência ambiental, da preservação dos recursos e do destino correto dos resíduos. Salvador ganha com mais cidadania ambiental e isso reverte diretamente na qualidade de vida do nosso povo”, declarou Pinto.

A iniciativa também mobilizou a população presente na estação, como Josenilson Santos Reis, que trabalha como motoboy na região e destacou a importância da ação: “O plástico dura muitos anos sem se decompor e, se jogado no lugar errado, pode danificar nossa natureza. O papel também pode ser reciclado para evitar o desmatamento. E agora sei que as pilhas também precisam de descarte correto. Acho muito importante essa parte de pegar a pilha e dar a destinação correta também”, afirmou.

A Prefeitura reforça que a participação da população é essencial para o sucesso da iniciativa. Ao longo das próximas semanas, novos pontos públicos de coleta serão implantados em diferentes regiões da cidade, com base em estudos técnicos e sugestões da própria comunidade.

“A população de Salvador agora terá mais facilidade para fazer a sua parte. Os pontos públicos vão ajudar a garantir que todos tenham acesso a locais apropriados para descarte de pilhas e eletrônicos, o que evita danos ao meio ambiente e promove uma cidade mais limpa e consciente. Estamos felizes com essa parceria e vamos trabalhar para expandir ainda mais essa rede”, concluiu Ivan Euler, secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

Fonte: Secom PMS
Foto: Ascom Secis

Related posts

Fiocruz divulga comunicado ao Senado sobre uso de agrotóxicos

Fulvio Bahia

Espetáculo convida crianças a refletir sobre o Futuro do Planeta Terra

Fulvio Bahia

Marinha abre 66 vagas para o Serviço Militar Voluntário em cidades da BA; confira como participar do processo seletivo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais