EducaçãoMunicípios

Lauro de Freitas: Município fortalece diálogos para avanços educacionais

Em um importante passo para consolidar políticas públicas eficientes na educação, a prefeita Débora Regis reuniu-se, nesta quinta-feira (15/5), com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED); do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); do Conselho Municipal de Educação (CME); do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF), e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). 

O encontro teve como objetivo alinhar estratégias para melhorar a qualidade do ensino público no município.  Para a gestora do município o diálogo com os segmentos é uma ação fundamental. “A educação que queremos construir é justa e inclusiva. Essa conversa direta com quem vive o cotidiano das escolas e conhece as insatisfações dos professores e gestores educacionais é essencial para transformarmos a realidade da nossa rede municipal”, destacou a prefeita Débora Regis.  

Durante a reunião, foram debatidos temas prioritários como:  desigualdades sociais e raciais no processo de aprendizagem; estratégias para melhorar os índices de alfabetização; reforço pedagógico para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); e a processo de reintegração de servidores readaptados pela SEMED, avaliando caso a caso. 

A secretária de Educação, Tamires Andrade, enfatizou a construção coletiva como um pilar na construção dos processos. “Nosso desafio é garantir que todas as crianças de Lauro de Freitas tenham acesso a uma educação de qualidade, antirracista, inclusiva. Estamos trabalhando em planos concretos para superar as defasagens históricas”, explicou.

Valdir Silva, representante da ASPROLF, reforçou a importância da participação dos sindicatos e conselhos nas políticas públicas. “Essa conversa demonstra o respeito da gestão com os profissionais da educação. A prefeita tem buscado se aproximar. Precisamos avançar e tocar o barco juntos buscando condições de trabalho e defendendo uma educação transformadora”.  Além disso, foram reforçadas ações que dão certo no município como o modelo da Escola Doutor Djalma Ramos, referência em educação infantil antirracista.  “Essa escola tem prêmios internacionais e uma metodologia reconhecida, podemos usar esse modelo e termos ganhos na rede como um todo”, sugeriu Marcos Felipe Marques (CME).

Também participaram do encontro Rafael Costa, presidente do FUNDEB e Márcio Loureiro (CAE), que destacaram a necessidade de investimentos em infraestrutura, alimentação escolar de qualidade e a busca por recursos federais e editais de incentivo à educação.  

A reunião integra uma série de diálogos promovidos pela prefeitura nesta semana. Débora Regis também se reuniu com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (SINEPE), com vereadores da cidade e recebeu a primeira diretoria eleita da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Além disso, manteve encontros com representantes da Guarda Municipal e do Sindicato dos Servidores Públicos de Lauro de Freitas (ASSEPMULFE).  

“Seguimos mostrando que a participação social é o alicerce da nossa gestão. Cada sugestão será considerada para melhorarmos os serviços públicos”, frisou a prefeita.  

Com essas ações, a gestão pública reforça seu compromisso em enfrentar desafios históricos por meio do diálogo transparente e da construção coletiva de soluções eficientes.

Fonte: Secom PMLF
Foto: Tiago Pacheco

Related posts

Duas fábricas clandestinas de espadas são desmontadas em Cruz das Almas

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: Gestão avança em programa de capacitação profissional em parceria com o Senai

Fulvio Bahia

PF deflagra operação contra fraudes à Previdência Social na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais