Com apoio institucional da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o programa Pé de Feijão Arte, parceria do Teatro Vila Velha com a Fundação Banco do Brasil, promove entre os meses de maio e junho uma série de espetáculos e oficinas de mediação cultural para crianças, jovens e adultos, no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360 e Museu de Arte da Bahia (MAB).
As atividades têm início no dia 28 de maio, das 13h às 16h, no MAB, com a “Oficina de Mediação Teatral para as Infâncias”. A formação é gratuita, com direito a certificado. No mês de junho, o projeto vai ocupar o Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, com apresentações gratuitas do espetáculo infantojuvenil e musical “Dandara na Terra dos Palmares”, agendado para os dias 10, 11 e 12, com sessões às 9h30 e às 14h30.
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, destaca a importância desse projeto, especialmente para o público infanto-juvenil. “Levar esse projeto para o Subúrbio 360 é muito importante, pois é uma forma de trabalhar com a inclusão, com a juventude periférica, estabelecendo um diálogo muito importante e desenhando essa política específica, que envolve a infância e a juventude na área cultural. Além disso, é um meio de unir ainda cultura, educação e cidadania, reforçando esse trabalho junto à periferia, atingindo parte da população de Salvador, que muitas vezes não tem acesso a esse tipo de projeto”, avalia Guerreiro.
O projeto – O Pé de Feijão busca impulsionar e inspirar a criatividade através da experiência de formação artística para as infâncias. O projeto foi criado em 2016 pela diretora, curadora e coreógrafa Cristina Castro, para promover um amplo trabalho de mediação cultural com foco na iniciação artística de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de comunidades e de instituições sociais, através do acesso gratuito a atividades culturais e educativas.
Na prática, a ação une arte, sociedade, educação e ações de acessibilidade, com sessões acessíveis para o público com deficiência auditiva e visual – alinhando-se à inclusão de pessoas em seus diferentes grupos e formas de diversidade, de gênero, de raça, etnias e gerações.
Fonte: Secom PMS
Foto: Otávio Santos