FiscalizaçãoFiscalizaçãoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Sedur realiza Mega Operação Sílere neste fim de semana

Acontece entre esta sexta-feira (23) e domingo (25) a Mega Operação Sílere, que visa coibir a poluição sonora em Salvador e conscientizar a população sobre os danos à saúde e os prejuízos para a sociedade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) promove a ação como parte das comemorações do Dia Municipal de Combate à Poluição Sonora, celebrado no último dia 7.

A Operação Sílere é uma ação integrada entre a Sedur, polícias militar e civil e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e, neste final de semana, irá contar com um reforço de três equipes, com cerca de 90 agentes, que vão circular por toda a capital baiana. “Esse trabalho reforça o compromisso do poder público na luta contra a poluição sonora em nossa cidade. Atuamos de forma estratégica com fiscalização e o fortalecimento do respeito às leis municipais”, afirma o diretor de Fiscalização do órgão, Mateus Castro.

Entre janeiro e 19 de maio deste ano, foram registradas mais de 10 mil denúncias e 223 equipamentos sonoros foram apreendidos. Os bairros com maiores índices de reclamações foram Brotas, Itapuã e Pernambués. Em todo o ano de 2024, foram contabilizadas 23.187 denúncias de poluição sonora e 594 apreensões de equipamentos.

A gerente de fiscalização sonora, Márcia Cardim, enfatiza a importância da fiscalização e da conscientização de toda a sociedade. “Nosso papel é fiscalizar, mas também orientar e sensibilizar os cidadãos sobre a importância de respeitar os limites de ruído estabelecidos por lei. É fundamental que todos nós estejamos comprometidos em promover um ambiente mais silencioso e saudável para todos”, conclui.

Legislação – A Lei Municipal 5354/1998, que dispõe sobre a utilização sonora em Salvador, permite os níveis de sons e ruídos de até 70 decibéis, das 7h às 22h, e de até 60 decibéis, das 22h às 7h. Para o cidadão ou estabelecimento que for flagrado infringindo a lei, a multa varia de R$1.211,73 a R$201.788,90 e os equipamentos sonoros poderão ser apreendidos. Para denunciar, o cidadão deve ligar para o Fala Salvador, no número 156.

Fonte: Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Shopping em Lauro de Freitas recebe feira de adoção de pets neste sábado (06)

Fulvio Bahia

Desenho viário da Avenida 29 de Março é alterado para coibir acidentes  

Fulvio Bahia

Projeto Mulher Salvador abre inscrições a partir desta quinta-feira (1º) 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais