Uma ampla estrutura de segurança pública garantiu tranquilidade ao público que participou da primeira noite do Pedrão de Lauro 2026, realizada nesta sexta-feira (26/6). Com uma operação coordenada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), a festa ofereceu um ambiente seguro para moradores e visitantes que foram aproveitar a abertura do “O Maior São Pedro da Região”.
O esquema especial de segurança conta, diariamente, com a atuação de 150 policiais militares, 33 bombeiros militares e 30 guardas civis municipais (GCM), distribuídos em pontos estratégicos do circuito. A operação também reúne 25 servidores da SSPLF e 12 brigadistas, que permanecem de prontidão para apoiar as ações de ordenamento e segurança do evento.
Além disso, com o apoio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a festa dispõe de uma unidade móvel equipada com tecnologia de reconhecimento facial. O sistema está integrado a mais de 115 câmeras de videomonitoramento instaladas em diversos pontos do município, ampliando a capacidade de vigilância e a rapidez na resposta das equipes de segurança.
Outra iniciativa importante é a atuação do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), em conjunto com a Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Lélia González, que oferecem acolhimento e orientação às mulheres durante o evento.
O secretário da SSPLF, Glauber Moraes, destacou o aparado de segurança montado para que a população possa aproveitar a festa. “Estamos trabalhando de forma integrada, desde a revista nos portais de acesso até a fiscalização dos itens que entram no circuito, para oferecer mais segurança ao público. Todo o aparato, com câmeras, efetivo, viaturas e tecnologia, foi planejado para garantir uma festa tranquila e segura. É um trabalho realizado com muito cuidado para que a população viva um Pedrão de paz”, afirmou.
Quem também falou sobre o trabalho na área da segurança foi o Major da 52º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Renato Brito. “Iniciamos o primeiro dia do Pedrão com o objetivo de garantir a segurança tanto de quem participa da festa quanto de quem circula nas imediações do evento. Contamos com efetivo reforçado, além de câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial instaladas nos portais de acesso”, explicou.
Moradora da Itinga, a auxiliar de classe, Sara Souza, de 30 anos, aprovou a segurança da festa. “O evento está muito bem-organizado, especialmente na área da segurança. Em todos os lugares por onde passei havia policiais, e a abordagem na entrada transmite ainda mais tranquilidade”, elogiou.
Quem também aprovou o esquema de monitoramento da festa, foi a turista de Manaus, Viviane Coutinho. “Vim de longe e estou achando tudo muito bom. Vejo policiais em todos os cantos, e isso faz com que eu aproveite a festa de forma leve e segura, finalizou.
Com acesso gratuito e programação diversificada, o Pedrão de Lauro 2026 se consolida como um dos principais eventos culturais da Região Metropolitana de Salvador, no período. Além de celebrar as tradições juninas e proporcionar entretenimento para moradores e visitantes, a festa impulsiona a economia local, fortalece o turismo, movimenta o comércio e gera emprego e renda. A realização do evento é coordenada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio de diversas secretarias municipais envolvida.
Fonte: Secom PMLF
Foto: José Henrique Calmon
