Ação SocialBahiaGoverno do EstadoInclusão SocialMeio AmbienteSustentabilidade

A CAR investe em tecnologias que garantam sustentabilidade ambiental e preservação das nossas riquezas naturais

Na última quarta-feira (5), no dia Mundial do Meio Ambiente, a agricultura familiar da Bahia celebra os resultados dos investimentos do Governo do Estado, em ações que promovem o aumento da produção e produtividade de alimentos e outros sistemas produtivos, enquanto preserva o meio ambiente.

Por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), são aplicados recursos em ações que garantam a produção, com sustentabilidade ambiental, além de investimentos significativos em infraestrutura, construção e requalificação de agroindústrias familiares.

Foto: Divulgação

Entre as ações estão o projeto Recaatingamento, implantação de tecnologias sociais de reuso de água e redução de uso de lenha da Caatinga (bioágua, tratamento de esgoto, fogão ecológico), recuperação de nascentes, implantação de bacias de evapotranspiracão, biodigestores e implantação de energias renováveis como a fotovoltaica, dentre outras.

A Cooperativa de Biojoias, Pesca e Agricultura de Ituberá (Coobpagi), que atua no território Baixo Sul e tem forte atuação no extrativismo sustentável da piaçava, tanto para a produção de vassouras, quanto de biojoias, é uma das beneficiadas com investimentos, dentre eles a implantação de uma unidade de produção de vassouras, que conta uma bacia de evapotranspiração no lugar de fossas sépticas.

Foto: Divulgação

Domingos Santos, presidente da Coobpagi, explicou que com essa tecnologia, a parte líquida da fossa, antes de retornar para a natureza, é filtrada, preservando o meio ambiente. “Para nós, que trabalhamos preservando o meio ambiente, com a questão da ecologia, sabemos que é uma das melhores opções para as águas das indústrias, haja vista que nesse processo de decantação a gente consegue evitar que essa contaminação seja jogada no solo. Foi um ótimo projeto”.

Outras ações

A Cooperativa Ser do Sertão foi beneficiada com um projeto de recuperação de 25 áreas degradadas, que impactou positivamente na renda das famílias e na sustentabilidade das propriedades atendidas, já que, além da produção agroecológica implantada, o cultivo no local está favorecendo o balanço negativo de carbono, fundamental para amenizar o aquecimento global resultante da emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Na Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), os investimentos, além de serem destinados à agroindustrialização da produção e para a aquisição de equipamentos e máquinas, para qualificar e aumentar a produção, foram direcionados recursos também para o sistema de geração de energia solar fotovoltaico e para a construção de uma unidade de processamento de Líquido da Castanha-de-Caju (LCC), que visa à diminuição dos impactos ambientais, já que o LCC, sem o devido tratamento, é altamente poluente.

Foto: Divulgação

E a CAR segue investindo em ações voltadas à resiliência climática e à preservação ambiental, a exemplo do Projeto Bahia que Produz e Alimenta, Parceiros da Mata e Sertão Vivo, que destinarão mais investimentos para agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados e assentadas de reforma agrária por toda a Bahia.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação

Related posts

Projeto eleva para R$ 221 mil o valor de carro novo que garante benefício fiscal a pessoa com deficiência

Fulvio Bahia

Dia do Meio Ambiente destaca ações de enfrentamento à desertificação

Fulvio Bahia

Prefeitura de Ourolândia cancela festa de Santo Antônio

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais