Ana Paula Matos deixa a Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (6)
A convite da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social da Câmara Municipal de Salvador, a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, fez um balanço da gestão para os vereadores. A apresentação, esta terça-feira (4), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador, foi relativa ao ano de 2023 e aos primeiros seis meses de 2024.
O presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), elogiou a apresentação. “Devido ao processo eleitoral (ela é pré-candidata a vice-prefeita na chapa majoritária com Bruno Reis), Ana Paula Matos deixa o comando da Secretaria de Saúde nesta quinta-feira, dia 6. E fez essa cortesia de vir à Casa do Povo para relatar o que foi feito na sua gestão. Este ato é muito importante para a população ter conhecimento de como anda o segmento da saúde pública no nosso município”, disse o chefe do Legislativo Municipal.
“Este colegiado trabalha em conjunto com a Secretaria de Saúde, comandada pela competente Ana Paula Matos”, afirmou o vereador Maurício Trindade (PP), que preside a Comissão de Saúde. Trindade também elogiou a condução de Ana Paula Matos à frente da secretaria que tem o desafio de avançar no cuidado com a saúde da população soteropolitana.
Diálogo
“Nosso trabalho é realizado sempre em diálogo com a Câmara Municipal de Salvador. E agradeço especialmente ao presidente desta Casa, vereador Carlos Muniz, ao presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social, Maurício Trindade, e a todos os vereadores. Estamos aqui demonstrando aos parlamentares nossos projetos e as obras que foram realizadas e que garantem a efetividade da saúde”, disse Ana Paula Matos, que estava acompanhada da equipe técnica.
Ana Paula Matos pontuou que um dos focos da sua gestão foi a implantação de ações estratégicas para a retomada da Secretaria Municipal de Saúde no pós-Covid. E exemplificou alguns avanços em números, como 4,2 milhões de exames laboratoriais; um milhão de procedimentos realizados no Programa Saúde nos Bairros; 2,5 milhões de usuários atendidos nas farmácias municipais; 587 mil atendimentos realizados pelo Samu; 293 mil coletas; 50 mil atendimentos domiciliares; 16 mil cirurgias realizadas no Hospital Municipal de Salvador e mais de 15 mil cirurgias eletivas nos mutirões.
A secretária também demonstrou a requalificação de centros de especialidades odontológicas; a implantação de 12 novas equipes no Programa de Atenção Familiar; a implantação do Multicentro de Saúde AME Pirajá e o Hospital Municipal do Homem, dentre outras diversas obras e benefícios em prol da saúde da população soteropolitana. Vereadores e servidores da Câmara Municipal de Salvador acompanharam a apresentação de Ana Paula Matos.
Fonte: ASCOM CMS
Foto: Reginaldo Ipê