Com programação gratuita, o evento acontece de 16 a 19 de maio na Praia do Forte (BA)
Em maio, todos os caminhos levam a Praia do Forte. É na aconchegante vila que será realizada a 5ª FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte, um evento já consagrado no Estado e que coloca a Bahia na rota das grandes festas literárias do país.
Com programação totalmente gratuita, uma diversidade de autores e autoras, além de artistas, locais, nacionais e internacionais, apresentam seus trabalhos, para um público ávido por conhecimento e cultura. A equipe de curadoria trabalha a todo vapor, para oferecer uma programação especial e de relevância no cenário literário do país. Um dos grandes destaques desta edição, é a presença da escritora mineira Carla Madeira, que segue
disparando no ranking dos livros mais vendidos do país, sendo considerada um fenômeno no mercado literário no país.
A partir do tema Dentro do mar tem rio – narrativas e memórias percorridas pelas águas, a curadoria navega em um oceano de possibilidades, em busca dos nomes que vão fazer a diferença na Festa. O Canto da Palavra, no Espaço Baleia Jubarte, que tem curadoria da jornalista Edma de Góis, recebe as Mesas literárias: “O Canto da Palavra faz como tema este ano as águas que margeiam a Bahia e o Brasil. A partir disso, as mesas irão tratar dessa influência das águas em várias perspectivas desde a compreensão dos oceanos como fronteiras e locais de travessias que constituíram o país até as águas na cosmologia africana e para a astrologia”, entrega Edma.
A escritora mineira Carla Madeira, é presença confirmada na programação e desembarca na Bahia para se banhar as águas literárias que vão desaguar na Praia do Forte. Segundo Edma, “a presença da escritora Carla Madeira era um desejo nosso desde a edição passada e agora conseguimos conciliar agendas. Seu nome segue pertinente na programação, porque Carla se mantém como um fenômeno editorial. Já são praticamente dez anos de publicação
de Tudo é rio e este continua encontrando leitores e leitoras, dentro e fora do Brasil. Então não é exagero chamá-la de fenômeno em um país com índices de leitura abaixo do esperado”.
Formada em jornalismo e publicidade, Madeira trabalhou como professora de redação publicitária na Universidade Federal de Minas Gerais e é sócia e diretora de criação da agência de comunicação Lápis Raro, baseada na capital mineira. Começou a sua carreira na literatura em 2014, com o lançamento do seu primeiro romance Tudo é Rio, que se tornou um dos maiores sucessos editoriais, superando a marca dos 200 mil exemplares vendidos.
Quatro anos depois de sua bem-sucedida estreia literária, a autora fez sua segunda investida na ficção com o lançamento de A Natureza da Mordida (2018), com boas críticas publicadas na imprensa e recepção calorosa dos leitores. Em 2021, a autora publicou seu aguardado terceiro romance, Véspera, obra em que investiga as entranhas de uma família destroçada. Neste período, alcançou a posição de autora brasileira mais vendida da atualidade.
A 5ª FLIPF é uma realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mata de São João e do Governo do Estado da Bahia. As novas atrações da programação da 5ª FLIPF serão divulgadas nas próximas semanas, e a programação completa será divulgada no dia 03 de maio.
SERVIÇO
5ª FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte
Data: de 16 a 19 de maio (quinta a domingo)
Programação gratuita e espalhada pela vila de pescadores
Site: https://www.flipf.com.br/
Instagram: @flipfoficial
Fonte: Assessoria de Imprensa
Card: Divulgação