CulturaLazerMúsicaSalvador

A força da negritude e da fé sobe ao palco do Cruzeiro com a música de Ayrá Soares

Ayrá Soares estreia no Palco do Cruzeiro cantando Pop, Axé e As,ba, mas principalmente a força da negritude, da fé e da mulher baiana. Cantora, compositora e ativista nascida no bairro da Liberdade, Ayrá Soares promete um show cheio de paixão, mas também de alegria.

Ela é uma das atrações do happy-hour mais diversificado de Salvador que acontece de segunda a sábado, sempre a partir das 18h30, com grupos e artistas que representam muito bem a nossa música: o forró com Gel Barbosa, samba e MPB com Sátyra Carvalho, o  chorinho com o Gente do Choro, a música baiana e de baile com a banda Liu & Cia e a música baiana e MPB de Vanessa Borges. Os shows começam às 18h30 e são patrocinados pelos restaurantes Boteco do Pelô, Cuco Bistrô e Odoyá, todos localizados no Largo do Cruzeiro do São Francisco. O couvert custa R$ 10,00.

Confira a programação:

Segunda-feira, dia 25 de setembro – Forró – Gel Barbosa – Um dos melhores sanfoneiros da atualidade, faz temporada de shows no Largo do Cruzeiro do São Francisco, às segundas-feiras, a partir das 18h30. Gel Barbosa é produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro e toca com seu trio nordestino os maiores sucessos da música nordestina e composições autorais.

Terça, dia 26 de setembro – Samba e MPB – Sátyra  Carvalho – Cantora, instrumentista e compositora, Sátyra recentemente fez uma turnê na Europa, passando pela Itália (Torino, Bologna, Firenze, Sardenha, Marmi e Veneza), pela Suécia (Estolcomo), Alemanha (Frankfurt, Festival em Coburg, Mannheim) e Suíça no Festival Züri Fascht. Ex-integrante da banda Vixe Mainha, fez também  parte da ala de canto do bloco afro Olodum. Hoje, em carreira solo, traz como proposta a música dentro do universo do afro-pop e o axé music.

Quarta, dia 27 de setembro – Chorinho – Gente do Choro – O grupo mais tradicional do choro da Bahia é formado por Carlinhos do Bandolim, Dudu Reis (cavaquinho), Natan Drubi (violão sete cordas) e Pedro Calil (pandeiro). No repertório choros tradicionais brasileiros, bem como composições autorais inspiradas neste gênero. À frente do grupo está Carlinhos do Bandolim que fundou o Gente do Choro e está fortemente inserido no cenário musical baiano.

Quinta-feira, dia 28 de setembro – Música Baiana e de Baile – Banda Liu & Cia – A Banda Liu & Cia já acompanhou os cantores Virgílio, Zé Paulo e Jota Morbeck. No carnaval já tocou no Traz a Massa, 20vê, participou do Primeiro Encontro de Trios da Barra junto com Cid Guerreiro,  Ademar da Banda Furta Cor e na  Micareta de Feira de Santana ganhou o troféu de Banda Revelação. Já animou bailes nos mais variados espaços de Salvador, como a Casa de Itália, Clubes Campomar,  Espanhol e Português,  Hotel da Bahia e Área Verde do Othon Palace. É composta por Liu Bessa na guitarra e voz e composição, Roberto Bessa,  teclado e voz e Luciano Araújo, sax e voz.

Sexta-feira, dia 29 de setembro – música baiana e MPB – Vanessa Borges – A baiana Vanessa Borges se envolveu com a música desde muito cedo e começou a cantar profissionalmente aos 15. A influência vem de família. Vanessa é conhecida como a “filha do maestro” por conta do sucesso do pai, Adilmar Borges, bastante conhecido na Bahia: foi baixista da cantora Margareth Menezes por 13 anos – entrou na banda tocando teclado e passou a tocar baixo – e hoje tem uma banda de reggae. O berço musical, aliás, vem de outras gerações: Adilmar tem o mesmo nome do avô de Vanessa, que era sargento e músico da banda da Aeronáutica, tocava sax e clarineta e tinha ouvido absoluto. Vanessa cantou por sete anos como backing vocal em algumas bandas de Salvador e agora começou carreira solo.

Sábado, dia 30 de setembro – Pop, Axé e Samba – Ayrá Soares – Cantora e compositora baiana, Ayrá Soaresapresenta uma arte política e atenta as questões atuais referentes a negritude, fé e mulheres da diáspora africana. Tem dois singles lançados, sendo o primeiro – “Liberdade”- uma homenagem ao bairro onde nasceu e cresceu e o segundo single – “Nem no FDS” – que mescla um som dançante, que mistura estilos da musicalidade caribenha com as células rítmicas afro baianas. Nos palcos, destaca-se sua apresentação cantando “Depois que o Ilê passar”, acompanhada pela Orquestrada Afrosinfônica da Bahia, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no evento de inauguração da Lei Paulo Gustavo. Paralelo a música, a artista, enquanto advogada ativista atua, desde 2021 junto a ONG Tamojuntas, Organização feminista composta por mulheres profissionais que amparam voluntariamente, numa assistência multidisciplinar, mulheres em situação de violência familiar.

Na próxima semana:

Segunda-feira, dia 02 de outubro – Forró – Gel Barbosa – Um dos melhores sanfoneiros da atualidade, faz temporada de shows no Largo do Cruzeiro do São Francisco, às segundas-feiras, a partir das 18h30. Gel Barbosa é produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro e toca com seu trio nordestino os maiores sucessos da música nordestina e composições autorais.

Terça, dia 03 de outubro – Samba e MPB – Sátyra  Carvalho – Cantora, instrumentista e compositora, Sátyra Carvalho é ex-integrante da banda Vixe Mainha. Fez também  parte da ala de canto do bloco afro Olodum. Hoje, em carreira solo, traz como proposta a música dentro do universo do afro-pop e o axé music. Recentemente fez uma turnê na Europa, passando pela Itália (Torino, Bologna, Firenze, Sardenha, Marmi e Veneza), pela Suécia (Estolcomo), Alemanha (Frankfurt, Festival em Coburg, Mannheim) e Suíça no Festival Züri Fascht.

Quarta, dia 04 de outubro – Chorinho – Gente do Choro – Formado por Carlinhos do Bandolim, Dudu Reis (cavaquinho), Natan Drubi (violão sete cordas) e Pedro Calil (pandeiro) e Gente do Choro é o mais tradicional grupo de choro da Bahia. No repertório dos seus belos shows, choros tradicionais brasileiros e composições autorais.

Serviço:

Segunda-feira – dia 25/09, a partir das 18h30 – Gel Barbosa

Terça-feira – dia 26/09, a partir das 18h30 – Sátyra  Carvalho 

Quarta-feira – dia 27/09, a partir das 18h30 – Gente do Choro

Quinta-feira – dia 28/09, a partir das 18h30 – Banda Liu & Cia

Sexta-feira – dia 29/09, a partir das 18h30 – Vanessa Borges

Sábado – dia 30/09, a partir das 18h30 – Ayrá Soares

Segunda-feira – dia 02/10, a partir das 18h30 – Gel Barbosa

Terça-feira – dia 03/10, a partir das 18h30 – Sátyra  Carvalho 

Quarta-feira – dia 04/10, a partir das 18h30 – Gente do Choro

Fonte: Assessoria de imprensa – Doris Pinheiro
Foto: Divulgação

Related posts

Jenipapo western: um bangue-bangue nordestino de Tito Leite

Fulvio Bahia

Governo do Estado lança chamamento público para o Carnaval da Bahia 2024 nos municípios baianos

Fulvio Bahia

Parques e equipamentos culturais de Salvador são opções de lazer para crianças no feriadão 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais