EducaçãoMeio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorSustentabilidade

Ação da Secis celebra Dia Nacional dos Animais em escola no Subúrbio na capital baiana

Para marcar o Dia Nacional dos Animais (15 de março), a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Proteção e Bem-Estar Animal (Secis) realizou uma ação especial na Escola Municipal Dr. Otaviano Pimenta, em São Tomé de Paripe, na última sexta-feira (17). Na oportunidade, os alunos da instituição de ensino puderam aprender sobre o convívio e cuidado com os bichos, além de terem contato direto com animais da Companhia de Operações com Cães, do Batalhão da Polícia de Choque.

De acordo com a titular da Secis, Marcelle Moraes, essa ação visa aproximar as crianças dos animais, ressaltando a importância que devemos do cuidado adequando com os bichinhos. “É nessa fase, até os sete anos de idade, que as crianças vivem as maiores experiências que irão contribuir para a sua formação adulta. Ensiná-las sobre o cuidado e respeito aos animais é uma maneira de formamos adultos mais responsáveis e conscientes sobre a causa animal e a importância do cuidado com os bichos”, explica a gestora.

Marcelle considera ainda o contato físico e as demonstrações de afeto como fundamentais para estabelecer conexões com os bichos. “Às vezes somos ensinados a tratar os diferentes tipos de animais de forma distinta, muitos até de maneira agressiva. Não existe isso de que o cachorro é bom, que o gato não gosta de casa ou do seu tutor, muito menos que o mico que vemos na rua não presta e deve ser apedrejado. Isso não é correto. Todos os animais merecem carinho, amor e respeito e são a partir dessas demonstrações que conseguimos criar reais conexões com os nossos pets”, complementa.

O tenente da Polícia Militar, Lissandro Santos, destaca o papel social da polícia, sobretudo com a participação dos animais. “Nós valorizamos muito os animais e o trabalho que eles realizam na nossa companhia. Temos animais treinados e adestrados que são nossos grandes parceiros no dia a dia e atuam em diversas atividades como na identificação de armas de fogo, busca de entorpecentes e também em atividades como essa, de interação social com crianças”, relata.

Para Keven Barbosa, aluno do 5º ano, a experiência foi muito divertida. O pequeno relata o cuidado e a responsabilidade que tem com os seus pets, mesmo aos 8 anos de idade. “Eu achei uma experiência muito divertida. Os cachorros da polícia são bem grandes e espertos. Eu tenho três cachorros em casa, e lá eu sou responsável por limpar a casa deles e trocar a água. Também os amo muito”, conta o garoto.

Fonte e Foto: SECOM | Jefferson Peixoto

Related posts

Estudantes podem se inscrever no Fies a partir desta terça-feira (07)

Fulvio Bahia

Especialistas discutem gestão e impactos das barragens na Bacia do Itapicuru

Fulvio Bahia

Natal Sustentável em Salvador começa nesta quinta-feira (7)  trazendo árvore com 27 mil garrafas recicláveis

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais