BahiaMeio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorPreservação AmbientalSalvador

Ação especial abre temporada de observação de baleias-jubarte em Salvador

Moradores e turistas passam a contar, a partir desta segunda-feira (15), com uma atração de lazer a mais entre os meses de julho e outubro em Salvador. Foi aberta oficialmente a temporada de observação de baleias-jubartes na cidade e a população pode conferir a partir do mirante do Museu Náutico da Bahia, na Barra, os mamíferos gigantes que, porventura, resolvam passar pela Baía de Todos-os-Santos. 

Com a presença de autoridades e convidados, a abertura da programação foi realizada no Terminal Náutico de Salvador, no Comércio, e contou com a exibição dos filmes “Baleias Urbanas Soteropolitanas” e “A Primeira Vez”. Os presentes ainda puderam conhecer as embarcações das empresas Shark Dive e a Apolônio Turismo Náutico, responsáveis pela realização dos passeios náuticos para observação das baleias em alto mar.

Ao fazer a avaliação da temporada de 2023 e anunciar as novidades para 2024, o médico veterinário, doutor em Ciência Animal e coordenador do projeto Baleia Jubarte em Salvador, Gustavo Rodamilans, fez questão de destacar o potencial de Salvador para o turismo de observação de espécies marinhas, em especial das baleias-jubarte.

“Ano passado foi o primeiro ano dessa parceria que deu muito certo. Com certeza, 2024 será ainda melhor. Temos o Museu aberto para quem quiser apreciar daqui a presença delas, a exposição com informações sobre a espécie e, ainda, a possibilidade de fazer o passeio no mar e avistar os animais de perto”, frisa, lembrando que a primeira a capital do Brasil é a rota da passagem de baleias pelo país, sobretudo de fêmeas vindas da Antártica, à procura de águas mais quentes e calmas para ter os filhotes e cumprir rituais de acasalamento.

Turismo e ecologia – O subsecretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Walter Júnior, destacou que o segundo ano consecutivo da programação de observação das baleias-jubarte evidencia o fortalecimento de mais um viés do turismo em Salvador, o turismo ecológico e sustentável. Segundo ele, as ações que envolvem a temporada são importantes ferramentas para fomentar conhecimento, educação e conscientização ambiental.

“A estratégia desenvolvida no ano passado foi um sucesso e está sendo replicada esse ano, sob a perspectiva de valorizar as nossas belezas naturais, a fauna que contempla a presença das baleias nessa migração que ocorre todos os anos. Além de apresentar um pilar que é de desenvolvimento econômico, a partir do turismo, é também uma iniciativa de preservação do meio ambiente, fazendo com que todas as gerações se preocupem com a qualidade das nossas águas na Baía de Todos-os-Santos”, avaliou.

Para o secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, Salvador, tão rica em belezas naturais, mais uma vez é privilegiada ao ser escolhida pelas baleias-jubarte para procriação nesse período do ano. “É um dos maiores mamíferos do nosso planeta. Para nós é um presente a possibilidade de receber esses visitantes na nossa Baía”, pontuou.

O secretário lembrou ainda do papel fundamental que os cetáceos desenvolvem na natureza, contribuindo para minimizar o efeito das mudanças climáticas. “As baleias-jubarte captam CO2 durante a vida e quando morrem, o gás carbônico vai para o fundo do oceano. Então elas têm essa grande importância de absorver o gás carbônico”, completou.

Atividades – A visitação no Museu Náutico da Bahia ocorre das 9h às 18h e curiosos têm à disposição binóculos para a observação. No ano passado 153 baleias foram avistadas e a expectativa é que número seja ainda maior neste ano.

Dentre as atrações para o público nesta temporada estão a exposição “Salvador das Baleias”, no Forte Santa Maria, das 10h às 18h, com dez placas informativas contendo texto e imagens sobre a reprodução, biologia e comportamento das baleias. Há também uma réplica caudal da espécie. As fotos são explicativas e equipes circulam em alguns momentos para fazer o atendimento aos turistas. Uma equipe dará suporte para recepcionar baianos, turistas, as escolas e universidades, através de agendamento prévio.

Quem desejar viver a experiência em alto mar e conhecer os animais de pertinho, o turismo náutico em embarcações é também uma opção. Na temporada passada, foram realizados 27 passeios marítimos voltados para essa atividade, com 153 baleias avistadas, segundo o Projeto Baleia Jubarte.

Sobre os passeios pela Baía de Todos-os-Santos (entre a Barra e Pituba), Rodamilans explica que as informações devem ser obtidas no próprio Museu ou ainda através da internet. No entanto, o agendamento é feito em contato com as duas operadoras parceiras: a Shark Dive (71 99274-7781) e a Apolônio Turismo Náutico (71 99131-8940).

Cartilhas educativas​ – As ações de educação ambiental nas escolas também são novidades da temporada deste ano. Os grupos do programa Baleia Jubarte vão distribuir 2 mil cartilhas chamadas Momo, que contam a história de um filhote de baleia. O material gráfico foi produzido em aquarela por uma equipe do projeto e teve os exemplares impressos pela Prefeitura.

Em data a ser definida, junto à Secretaria Municipal da Educação (Smed), o projeto estará nas escolas para apresentar o material às crianças de 6 e 7 anos. Após a apresentação, os pequenos vão poder levar o material educativo para casa.  

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Agenda esportiva do final de semana inclui eventos de basquete e tênis

Fulvio Bahia

Clube de Desconto têm ofertas especiais para o Dia dos Pais

Fulvio Bahia

Manual com dicas e informações para ciclistas é lançado em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais