BahiaCarnavalGoverno do EstadoSegurança Pública

Ação ostensiva da PM garante a segurança de baianos e turistas no circuito da Barra

A segurança também conta com aeronaves, viaturas de quatro e duas rodas e cavalos.

Quem conhece e curte o Carnaval de Salvador já conhece as dicas de segurança: tomar cuidado com celulares e carteiras, não levar armas ou objetos que ofereçam risco, e evitar cometer excessos. Mesmo assim, a multidão arrastada pelos trios elétricos pode gerar situações como brigas, furtos, tráfico de entorpecentes e outras ocorrências. No Circuito Dodô (Barra/Ondina), para garantir a segurança de baianos e turistas, a Polícia Militar da Bahia presta o policiamento ostensivo e repressivo, desde os pontos de entrada da festa, com câmeras de reconhecimento facial, revista individual com detectores de metais e cães farejadores, passando pelos postos elevados de observação, até o emprego de patrulhas – policiais enfileirados que percorrem a multidão. A segurança também conta com aeronaves, viaturas de quatro e duas rodas e cavalos.

A soldado Paloma Rezende ressalta a capacitação. “A Polícia Militar, através do Governo do Estado, se prepara com antecedência, muito planejamento e maestria para que a maior festa de rua do planeta aconteça da melhor maneira”. Já o capitão Juliano Quintela diz que gosta de participar de um evento do tamanho do Carnaval. “É um evento visto no mundo inteiro. Nesse momento nós somos vitrine e a Polícia Militar da Bahia faz um trabalho de excelência”.

A soldado Rebeca Queirós conta como é a rotina da tropa durante o Carnaval. “Nós nos apresentamos ao núcleo com duas horas de antecedência e viemos de ônibus para os pontos de reunião de tropa. Recebemos então o material para nos deslocarmos ao posto de serviço”, detalhou.

Além de unidades ordinárias dos Comandos de Policiamento Regionais, a Polícia Militar da Bahia também conta com equipes especializadas do Grupamento Aéreo, Operações Ronda Maria da Penha, Gêmeos e Apolo, Esquadrões de Polícia Montada e Águia, Companhias Independentes de Policiamento Especializada (Cipes), de Policiamento de Proteção Ambiental, Batalhões de Polícia Rodoviária (BPRv) e Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe).

Fonte: SECOM GOVBA
Fotos: Divulgação/GOVBA

Related posts

Iniciativa pioneira: Governo da Bahia estabelece cofinanciamento para Centros de Reabilitação

Fulvio Bahia

Casas da Mulher Brasileira realizam atendimento humanizado a vítimas de violência

Fulvio Bahia

Governo do Estado abre inscrições para o Programa Mais Futuro, que concede auxílio-permanência para universitários

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais