Entretenimento

Acervo da Laje completa 13 anos com projetos em São Paulo e Joanesburgo

Dia 04 de fevereiro, o Acervo da Laje faz evento comemorativo e lançamento dos projetos para 2023, incluindo novas exposições e programas de residências artísticas.

A Associação Cultural Acervo da Laje é formada por duas casas que contém bibliotecas, hemeroteca, coleções de CDs, discos, manuscritos, croquis, conchas, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros, esculturas em madeira e alumínio, fotografias e objetos que contam a história do Subúrbio Ferroviário de Salvador, dialogando com toda a cidade, mostrando que também há beleza e elaborações estéticas neste território. O Acervo é liderado pelo casal de professores José Eduardo e Vilma Reis, a alma e coração desse espaço inesquecível para todos seus visitantes.

Dia 04 de fevereiro as 15h acontecerá o lançamento dos Projetos do Acervo da Laje no ano de 2023, dentre eles o Futuro dos Museus em parceria com o Institut Goethe da África do Sul, lançamento das exposições nacionais do ano corrente e comemoração dos treze anos de fundação do Acervo da Laje, com programação cultural a ser desenvolvida na Casa 2.  Outra programação a ser destacada é a infantil, em 2023 o Acervo volta a ter conteúdos infantis com o ACERVINHO voltado para a educação das crianças do Subúrbio para a arte e a cultura, serão ações que desenvolveremos para as crianças durante todo o ano, como cineclube, contação de histórias, oficinas e etc

PROPOSTA DO MUSEUM FUTURES 2023

O MuseumFutures começou como um projeto cultural pan-africano, centrado nas pessoas, que trabalha com museus em todo o continente africano para testar, explorar e estudar o potencial de novos formatos de museologia africana.

Com o projeto “Museum Futures Africa”, o Goethe-Institut iniciou um processo que consiste em apoiar o desenvolvimento conceptual de museus no hemisfério sul, estabelecer redes mais ativas entre profissionais de museus no continente africano e em outros países do Sul e promover a aprendizagem entre pares para uma prática museológica mais pertinente e inovadora. Para conseguir isto, o Goethe-Institut escolheu 6 museus participantes que, em conjunto, irão passar um processo de um ano com avaliações autocríticas, a implementação conjunta de projetos, etc. Os países que estarão nesse importantíssimo processo de polinização cruzada são: Brasil (Acervo da Laje), Zimbábue, Índia, Tanzânia e Moçambique.

Pensamos que o projeto Museum Futures 2023 é uma oportunidade para aprofundar o olhar sobre os modos pelos quais o Acervo da Laje se constitui enquanto um arquivo vivo e aberto, montado e re/configurado continuamente através de uma prática curatorial de caráter arqueológico indisciplinado, capaz de perceber as camadas de memória contida em fragmentos e vestígios em situação de soterramento, descarte ou invisibilização, e que reconhece nos chamados artistas de rua e artistas periféricos qualidades que refiguram a noção de valor no sistema das artes contemporâneas.

O Acervo segue com a exposição A Parábola do Progresso aberta no SESC Pompéia em São Paulo até abril de 2023

Para saber mais:

https://www.acervodalaje.com.br/o-acervo
https://museum-futures.com/
https://www.sescsp.org.br/unidades/pompeia/

Serviço:

O que: Lançamento dos Projetos de 2023 do Acervo da Laje

 Data: 04 de fevereiro de 2023

Horário: 15 horas

Local: Casa 2 do Acervo da Laje, Rua Sá Oliveira, 2 A, São João do Cabrito, Salvador, CEP 40717-380

CONTATO

Fabricio Cumming
71 99265-7867

Fonte: ASCOM FGM
Foto: Ana Devora

Related posts

Salvador é a primeira cidade da América do Sul a receber o festival Liberatum, com diálogos sobre inclusão e diásporas negras no mundo

Fulvio Bahia

Cineclube Mafuá anuncia datas das próximas sessões gratuitas, abertas ao público, para toda família

Fulvio Bahia

Diversidade musical toma conta do palco da Casa da Mãe

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais